(Foto: Montagem / Casa Ninja Amazônia)
Durante evento do Observatório do Clima, nesta terça-feira (6), em Brasília, o ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), disse ao jornal Valor Econômico que logo nos primeiros dias do governo Lula deve ser liberada a quantia de R$ 3,3 bilhões em recursos para o Fundo Amazônia. Viana é coordenador do grupo de transição na área do meio ambiente.
Os repasses do fundo financiado pelos governos da Noruega e Alemanha estão bloqueados desde 2019 porque o governo de Jair Bolsonaro (PL) não quis assumir compromissos exigidos. Bolsonaro extinguiu comitês técnicos essenciais para a vigência do acordo.
O Fundo Amazônia tem como principal objetivo a captação de recursos para projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e uso sustentável no bioma amazônico. Muitos projetos sociais que atendem comunidades tradicionais, por exemplo, dependem desses recursos para a manutenção de suas atividades.
Viana disse ainda ao Valor Econômico, que o grupo de transição do Meio Ambiente deve apontar crimes cometidos durante a gestão de Bolsonaro, com possibilidade de que os responsáveis sejam acionados judicialmente. Sob a perspectiva orçamentária, Viana afirmou que o relatório vai apontar a necessidade incremento no orçamento do Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Casa Ninja Amazônia


