Após uma semana de orientação e avaliação técnica dos agentes da Defesa Civil do Amazonas no município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros de Manaus, em linha reta, na Calha do Madeira, o executivo municipal decretou “Situação de Emergência”, ocasionada pela evolução do nível do rio, danos humanos, ambientais e materiais. Manicoré, localizado a 332 quilômetros da capital, em linha reta, que também passou por avaliação no mês passado, entra em situação emergencial.
“Enviamos nossos técnicos para a avaliação do cenário do desastre em Novo Aripuanã e Manicoré. Constatado a emergência, todos os trâmites burocráticos foram realizados nas cidades, para que o plano de resposta do Estado possa ser executado”, informou o secretário do órgão, Fernando Pires Junior.
Em Novo Aipuanã, 2.500 famílias foram afetadas, principalmente nas comunidades localizadas nos rios Madeira, Mariepaua, Acaraí e Aripuanã, além da estrada NAP 01. A cidade já apresenta perda da produção agrícola de subsistência e na criação de animais.
Manicoré registrou 300 famílias afetadas na zona rural, também com prejuízos na produção rural.
Estiagem- Os municípios em “Situação de Emergência” por estiagem, na calha do Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, localizados a 852 e 630 quilômetros de Manaus, respectivamente) serão contemplados com ajuda humanitária dos Governos Federal e Estadual. A Defesa Civil do Estado está em fase final da execução do plano de atendimento ao desastre. Estão previstos aproximadamente 12 toneladas de cestas básicas, água potável, kits de higiene e medicamentos as famílias afetadas.
Balanço da Enchente 2018:
Situação de Emergência: Dois (02) municípios
- Apuí (Calha do Madeira)
- Novo Aripuanã (Calha do Madeira)
- Manicoré (Calha do Madeira)
Estado de Alerta: 05 municípios
- Humaitá (Calha do Madeira)
- Borba (Calha do Madeira)
- Nova Olinda do Norte (Calha do Madeira)
Estado de Atenção: 12 municípios
- Boca do Acre (Calha do Purus)
- Pauiní (Calha do Purus)
- Lábrea (Calha do Purus)
- Canutama (Calha do Purus)
- Tapauá (Calha do Purus)
- Beruri (Calha do Purus)
- Guajará (Calha do Juruá)
- Ipixuna (Calha do Juruá)
- Eirunepé (Calha do Juruá)
- Envira (Calha do Juruá)
- Itamarati (Calha do Juruá)
- Carauari (Calha do Juruá)
Balanço da Estiagem 2018:
Municípios em Situação de Emergência: (Dois) 02
- São Gabriel da Cachoeira (Calha do Alto Rio Negro)
- Santa Isabel do Rio Negro (Calha do Alto Rio Negro) novo
Estado de Alerta: Um (01) município
- Barcelos (Calha do Alto Rio Negro)