Depois de 13 anos militando na luta Municipalista brasileira, Souto retorna a Diretoria da entidade que representa os 5570 prefeituras e mais 5 milhões de funcionários públicos municipais.
O momento mais solene e emocionante desta XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta quarta-feira(23), foi a passagem de cargos da atual para a nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a saída de Paulo Ziulkosky depois de 21 anos a frente da entidade, passando a presidência para Glademir Aroldi, e assumindo a Tesouraria o prefeito de Manaquiri (AM), Jair Souto (53 anos) para o período de 2018/2021.
“Temos a missão de dar continuidade com força e vigor a luta Municipalista, esse importante legado de conquistas capitaneada por Paulo Ziulkosky”, afirmou Souto. Ele disse que o investimento no apoio técnico as prefeituras, ações para unir os colegas e ampliar as conquistas, serão prioridades da nova gestão.
Souto destacou também as demandas urgentes dos municípios amazonenses com relação a implantação dos lixões, mesmo porque é o único estado onde os prefeitos fizeram seus planos de saneamento básico; os preços dos combustíveis que inviabilizam ações de logística das prefeituras; e a ameaça de colapso e insolvência da Amazonas Energia. “É triste ver a empresa em crise no momento em que conseguimos realizar o investimento na construção de mais de 80 usinas termoelétricas”, comentou.
Outras grandes pautas que foram definidas neste encontro vão dar rumo a luta neste ano como a defesa dos colegas que estão sendo criminalizados por uma responsabilidade de toda a federação que é a questão do lixo urbano dentro do Saneamento basico; legislação de obrigações financeiras aos municípios sem a previsão orçamentária e debate dos temas com os interessados maiores que sao os Prefeitos qur vao ter de pagar a conta no final.
“Se querem nos aumentar as demandas sociais vão ter de aumentar também nossa participação no centro de poder”, justificou.
Os 25 prefeitos amazonenses presentes nesta Marcha 2018 marcaram presença na posse e destacaram a importância de ter um representante da Amazônia a frente de uma entidade tão forte na defesa dos governos locais. A manifestação de apoio a Souto foi feita pelo atual presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Andreson Cavalcante, durante o encontro dos prefeitos amazonenses com a bancada federal.
Com informações da assessoria