Como parte da programação da Semana Municipal do Idoso 2018, que tem como tema ‘Valorizando a vida que se inicia e se prolonga em todos os momentos’, 37 alunos da rede municipal participaram, na segunda-feira, 1º/10, de evento no Parque Municipal do Idoso.
Os alunos são atendidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja) e Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi). A ideia da semana é estimular práticas evolutivas e as experiências de vida das pessoas idosas.
A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, destacou o trabalho que a Semed realiza no atendimento às pessoas idosas e o Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi), que atende, atualmente, 690 alunos.
“Damos a oportunidade para pessoas que nunca tiveram a chance de estudar, ou pararam há algum tempo, de estar em sala de aula ou retomar os estudos. A Semed, junto com outros órgãos da Prefeitura, procura investir no reconhecimento dessas pessoas, com um trabalho tranversalizado, buscando valorizar os idosos de Manaus”, disse.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, comemorar o dia 1º de outubro, que, além de ser o dia Nacional do Idoso, é a data na qual o Estatuto do Idoso completa 15 anos em vigor, é um conquista importante para todos que buscam melhorias para a terceira idade.
“A comemoração pelo Dia do Idoso é parte de uma política de valorização intensificada na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e parte do princípio de que, apesar de o envelhecimento ser natural, todos devem se sentir motivados a participar e se tornar menos propensos ao isolamento. A socialização é imprescindível para manter o idoso feliz e bem disposto, para isso, estamos sempre buscando novos meios de integrar esse idoso no meio em que convive”.
Programação
A programação da Semana do Idoso da Semed vai até a próxima sexta feira, 5/10, nos 37 locais em que são realizadas as aulas do Promeapi, segundo explicou a coordenadora do Cemeapi, Clélia Maia. “Durante a semana acontecerá uma extensa programação que irá trabalhar, por exemplo, o empoderamento da pessoa idosa, o Estatuto do Idoso, por meio de palestras e atividades diferenciadas”, contou.
A programação contará, ainda, com a exposição de banners das práticas pedagógicas do 4º Workshop do Programa de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa; apresentações culturais da Instituição Unidos do Lírio do Vale, entre outras atividades.
Para a aposentada Raimunda de Oliveira, de 68 anos, que estuda no Parque Municipal do Idoso, a atividade é estimulante. “Eu acho bem legal participar desses momentos, porque vamos ter a oportunidade de entrar em contato com outros idosos, fazer coisas novas e aprender algo diferente”.
Texto: Emerson Santos/Semed
Fotos: Nathalie Brasil/Semcom