Na manhã desta quarta-feira (28), o secretário de Estado da Região Metropolitana de Manaus, Marcos Rotta, reuniu com a Especialista Sênior em Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cláudia Nery, que elogiou os avanços e os resultados dos programas Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), em execução na capital e no interior do Estado.
Durante a reunião, que contou ainda com a participação dos secretários Executivo e Adjunto, Elanio Gouvea e Antônio Peixoto, Rotta destacou os avanços das obras da terceira etapa do Prosamim e do ProsaiMaués, ressaltando que os projetos foram encarados como desafiadores pela gestão do governador Amazonino Mendes.
“Quando o governador Amazonino Mendes assumiu, há um ano, a realidade era muito distante da que está sendo entregue hoje. Parcerias como a do BID, uma instituição importante e de credibilidade, nos motivam a trabalhar em projetos sociais que mudam não apenas a concepção administrativa, mas, acima de tudo, a realidade das pessoas”, afirmou o secretário, ao acrescentar que o Prosamim e o ProsaiMaués são provas concretas disso.
Diante dos resultados apresentados e da explanação do secretário, a Especialista do BID, Cláudia Nery, agradeceu Rotta pelos trabalhos desenvolvidos à frente da secretaria e parabenizou a equipe pelo desempenho e alcance dos resultados, em especial, no projeto de Maués. “Temos qualidade de obras e números muito favoráveis. Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela secretaria.”, ressaltou.
O ProsaiMaués conta com investimento de R$ 56,6 milhões e até o final deste ano, as Lagoas de Maués, cujas obras estão 50% concluídas, beneficiará 63 mil habitantes com os projetos sociais e ambientais, além melhoria urbanística e econômica.
Prosamim 3
A terceira etapa do Prosamim é formada pelas obras da Nova Avenida de Manaus e o Parque da Castellana, na Zona Oeste. Com 95% de execução, a Nova Avenida de Manaus tem 1,1km de extensão e ligar a Zona Oeste ao Centro de Manaus e beneficiará mais de 300 famílias da comunidade do Bariri.
O Parque da Castelhana, com 40% de execução, será mais um espaço para práticas esportivas, área de convivência e ciclovia. Todo projeto está orçado em R$ 51,4 milhões.