Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»“Mazelas do Livro Didático” é o novo livro de Odenildo Sena
    Amazonas

    “Mazelas do Livro Didático” é o novo livro de Odenildo Sena

    23 de junho de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Núcleo Educação, Comunicação e Tecnologia (EDUCOTEC), da Faculdade de Educação (Faced), convida para o lançamento do livro Mazelas do Livro Didático, do professor Odenildo Sena, no dia 5 de julho, às 9h, no auditório Alalaú, da Faced. No dia 7 de julho, às 18h, na Livraria Leitura, no Amazonas Shopping, acontecerá uma sessão de autógrafos com o autor.

    O lançamento contará com a participação do projeto Introdução ao Canto Lírico, do pianista e professor do Departamento de Música, João Gustavo Kienen.

    @kleiton.renzo

    Sobre o Livro

    Em sua obra Mazelas do livro didático, o professor Odenildo Sena propõe a professores, pedagogos, estudantes e interessados no tema uma abordagem crítica que permite percorrer o propósito inclusivo ou exclusivo do livro didático, definindo-o como mediador do processo de aprendizagem, seu objetivo aceitável, ou como um objeto que começa e termina em si mesmo, seu objetivo enviesado.

    Tanto no primeiro quanto no segundo aspecto, o autor defende a compreensão de que o livro didático é um instrumento político por excelência, no sentido que encontra apoio em Paulo Freire, ao afirmar que a questão fundamental é saber se a base ideológica que norteia a construção desse importante instrumento pedagógico é inclusiva ou exclusiva.

    “Não há dúvida de que o livro didático é um importante componente auxiliar no espaço pedagógico da sala de aula. De um lado, essa certeza se sustenta quando ele ocupa o seu papel de mediador entre os interesses do aluno e os objetivos da escola voltados para as diferentes áreas. De outro, essa certeza se fragiliza quando, em lugar de instrumento, ele se transforma em um fim em si mesmo. Nesse caso, como todo fetiche, passa a representar uma arma perigosa, notadamente nas mãos de professores pouco qualificados” (Odenildo Sena).

    Fotos e informações da assessoria.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Travessia: turnê une Casa de Caba (AM) e Seu Pereira (PB) em conexão musical entre Norte e Nordeste

    Vereador de Manacapuru recebe R$ 11 mil em diárias mesmo afastado do cargo

    Senado aprova aumento de deputados e Amazonas ganha mais duas cadeiras na Câmara

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok