O governo federal publicou nesta segunda-feira (21), Medida Provisória que facilita a contratação de novos funcionários para atuarem no censo Demográfico deste ano. De acordo com a MP, as contratações poderão ser realizadas sem a necessidade de processo seletivo.

O texto define, ainda, que servidores aposentados da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios podem ser contratados.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a quantidade de recenseadores está abaixo do necessário, e é uma das causas do atraso da pesquisa. Em outubro, o IBGE anunciou o adiamento da coleta de dados para dezembro. A previsão anterior era de encerrar o trabalho no final do mês passado.
Do início da pesquisa em campo, no dia primeiro de agosto, até 31 de outubro, foram recenseados 136.022.192 brasileiros, em 47.740.071 domicílios em todo território nacional. Total que corresponde a 63,77% da população estimada. Segundo o Instituto, a maior parcela que respondeu ao Censo, 38,45%, foi na região no Sudeste, seguida do Nordeste, 31,69%. O Centro-Oeste, com menos de 7%, é a lanterna.
Dados apresentado pelo IBGE, no início deste mês, apontam que o estado mais adiantado, ou seja, com maior proporção de pessoas recenseadas em relação à população estimada, é Piauí, com aproximadamente 86%. Já Mato Grosso, com 42,72%, aparece como o estado mais atrasado na coleta de dados.


