O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já nomeou alguns ministros do próximo governo e prometeu priorizar a presença feminina. Uma das cotadas para assumir uma pasta no governo Lula é a amazonense Anne Moura.
Anne está a frente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, e vem sendo apresentado nos bastidores do governo eleito como opção para assumir o Ministério das Mulheres. Também é cotada para a pasta a ex-deputada federal Manuela d’Ávila.
Atualmente, Anne Moura compõe a coordenação do GT de Mulheres na equipe de transição de Lula e coordenou a construção do Plano de Governo da chapa, no segmento de mulheres.
Até agora, existe a perspectiva de que três ministérios do governo Jair Bolsonaro (PL) sejam desmembrados em nove novos gabinetes. Um deles é o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos dará origem aos ministérios dos Direitos Humanos, da Mulher e da Igualdade Racial.
Além dessas pastas, as mulheres também podem comandar os ministérios do Desenvolvimento Social e Povos Originário. Para Desenvolvimento Social a vontade do petista é nomear a aliada e senadora Simone Tebet (MDB-MS).
Para Igualdade Racial, estão cotadas Nilma Gomes e a socióloga Vilma Reis, já para a pasta de Povos Originários, a favorita é a deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP). O nome de Ana Carla Abrão vem tomando força para a pasta do Planejamento.


