A vacinação contra influenza, a gripe comum, vai começar mais cedo neste ano para os estados da região Norte. Juntos, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins vão receber cerca de 6,5 milhões de doses a partir desta semana.
De acordo com o Ministério da Saúde, o quantitativo para cada estado varia conforme a estimativa local dos grupos prioritários para vacinação e a solicitação das secretarias estaduais de saúde.
A pasta esclarece que a antecipação ocorre por uma especificidade da região Norte, que enfrenta um período de chuvas intenso a partir de abril e, consequentemente, um aumento dos casos de influenza desse mês em diante. Além disso, a região também tem mais áreas de difícil acesso, o que requer uma logística de vacinação mais complexa.
O anúncio foi feito na sexta-feira (10) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A previsão é de que o restante do país comece a vacinar contra a influenza a partir de abril.
A campanha é realizada anualmente, seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações. Os imunizantes utilizados no Sistema Único de Saúde são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde.


