Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Seis casos de ‘doença da urina preta’ são registrados em Itacoatiara
    casos doença
    Amazonas

    Seis casos de ‘doença da urina preta’ são registrados em Itacoatiara

    14 de julho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    ITACOATIARA (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que monitora seis casos notificados para rabdomiólise por Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, registrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Os casos foram notificados no período entre quarta-feira (05/07) e quarta-feira (12/07).

    Leia mais: Amazonas registra aumento médio de 15% no litro da gasolina comum

    Em nota, a fundação declarou que os pacientes apresentaram sintomas suspeitos para rabdomiólise por Doença de Haff após a ingestão de peixes em período menor do que 24 horas. “Os sinais e sintomas suspeitos para a síndrome são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura”, informou.

    @kleiton.renzo

    De acordo com a FVS-RCP, dos seis casos notificados, dois estão internados no Hospital José Mendes, em Itacoatiara, e os demais receberam alta médica. “O monitoramento segue sendo realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) no Amazonas, pela FVS-RCP, em conjunto com o CIEVS de Itacoatiara, que realiza investigação hospitalar.”

    A doença

    A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

    Quando associada ao consumo de peixes com toxinas, a síndrome é denominada doença de Haff. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

    Leia a nota da FVS-RCP

    RABDOMIOLISE ITACOATIARA

    NOTA FVS

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa que monitora seis casos notificados para rabdomiólise por Doença de Haff registrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara. Os casos foram notificados no período entre quarta-feira (05/07) a esta quarta-feira (12/07).

    Os pacientes apresentaram sintomas suspeitos para rabdomiólise por Doença de Haff após a ingestão de peixes em período menor do que 24 horas. Os sinais e sintomas suspeitos para a síndrome são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

    Dos seis casos notificados, dois estão internados no Hospital José Mendes, em Itacoatiara, e os demais receberam alta médica. O monitoramento segue sendo realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) no Amazonas, pela FVS-RCP, em conjunto com o CIEVS de Itacoatiara, que realiza investigação hospitalar.

    Via O Login da Notícia

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Arthur Neto admite conversa com o MDB e pode trocar de partido para se eleger deputado federal

    Prouni 2026: aluno deve comprovar informações na faculdade até hoje

    Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.