Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Seca em rios do Amazonas coloca navegação em alerta
    Seca nos rios do Amazonas prejudica embarcações (Juliana Radler/ISA)
    Amazonas

    Seca em rios do Amazonas coloca navegação em alerta

    29 de julho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Com chegada do verão amazônico e o início do período de seca em rios da região, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) alerta para as empresas associadas sobre os riscos o transporte de cargas durante a estiagem pelos próximos quatro meses.

    Segundo o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Júnior, os principais riscos para o transporte fluvial no Amazonas são o aumento dos ataques de piratas, a ação de garimpeiros ilegais (nos canais de navegação) e as pedras, bancos de areia e troncos, principalmente na bacia do Rio Madeira e do Solimões.

    @kleiton.renzo

    Veja também: Em Manaus, moradores de áreas impactadas pela cheia do rio Negro recebem serviço de elevação das tubulações de água tratada

    “Nestes meses, o tempo de viagem quase dobra porque alguns trechos, como Humaitá (AM) a Porto Velho (RO), a navegação é suspensa de noite, fica mais lenta durante o dia, e as embarcações se tornam um alvo fácil para ação dos criminosos”, explicou Galdino.

    Segundo o gestor, As empresas irão reforçar as escoltas de segurança privadas que acompanham os comboios. “Com as escoltas, os roubos das quadrilhas caíram em 2023 e neste semestre ainda não registramos nenhuma ocorrência, mas todos os dias há tentativas e trocas de tiros, que são evitadas pelos seguranças privados que contratamos para garantir a continuidade do abastecimento de combustível e outros produtos de primeira necessidade aos municípios do interior”, alertou.

    Previsão

    De acordo com dados divulgados no início de julho deste ano pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, a previsão para 2023 é que os estados do Norte do País terão chuvas abaixo do normal mesmo para a temporada, e que a estação seca será prolongada e rigorosa até novembro por conta do fenômeno El Niño.

    Reforçadas

    De acordo com Galdino Alencar, as ‘ameaças naturais’ à navegação durante a estiagem – como pedras, bancos de areia e troncos de árvores – não representam um risco grave para as balsas (petroleiras), uma vez que estas possuem casco duplo de ferro, uma série de equipamentos de navegação e tripulantes experientes e conhecedores do regime das águas.

    “Hoje o Amazonas tem a frota de balsas de (petroleiras) mais modernas do Brasil, na qual o risco de vazamento ou acidentes desta natureza é quase nulo, porém ainda há muitos barcos de passageiros feitos de madeira que precisam ser modernizados com urgência”, alertou o dirigente, ao citar os ‘pedrais’ do Marmelo e do Uruá, ambos no Rio Madeira, como as áreas mais perigosas para a navegação regional nos meses de estiagem.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Arthur Neto admite conversa com o MDB e pode trocar de partido para se eleger deputado federal

    Prouni 2026: aluno deve comprovar informações na faculdade até hoje

    Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.