O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nessa terça-feira, 8, durante a live semanal Conversa com o Presidente, incluir o debate sobre as mudanças climáticas na grade curricular das escolas para a formação das próximas gerações de crianças e adolescentes. A declaração foi dada antes da participação do petista na Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará.
“Eu, inclusive, estou defendendo que o ministro da Educação coloque no currículo escolar a questão do debate sobre o clima. Nós temos que ter aulas para as crianças sobre a questão do clima, o significado das pessoas cuidarem das coisas, de fazerem coleta seletiva de lixo. Se você não colocar na escola, você não cria uma geração de pessoas preparadas para educar os mais velhos e para educar as futuras gerações”, declarou.
“Nós vamos colocar no currículo escolar. Essa é uma discussão que eu vou fazer com o ministro Camilo para ele fazer junto ao pessoal da educação, porque eu acho fundamental. E a questão do clima hoje não é mais uma coisa trivial, não é mais uma coisa de gente lunática. A questão do clima hoje é uma coisa muito séria.”, continuou o presidente.
Lula afirmou ainda que a questão ambiental não é mais uma questão discutida na universidade, por intelectuais ou especialistas, mas está dentro das casas da população.
“Se a Amazônia é importante para a questão da água, do ar, de descarbonização do planeta Terra, nós temos que utilizar a Amazônia para isso. Embora o Brasil seja soberano, o Brasil precisa compartilhar do ponto de vista da ciência com o mundo, que quer estudar, quer investir para que a gente possa cuidar da Amazônia gerando emprego e oportunidade”, completou.


