
HQ azulada
O livro “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” venceu no dia 17 de novembro, o 9º Prêmio ABEU – 2023. A história do touro negro foi contada de forma lúdica na HQ que foi a única obra da região Norte indicada à premiação.

O professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Diego Omar Silveira, diretor do Centro de Documentação e Memória (Cedem) do Caprichoso é o autor do livro, desenvolvido em parceria com artistas do Estúdio Buriti: Levi Gama, Rafa Pimentel, Joneuber Vasconcelos, Kedson Oliveira e Ananda Cid.
Lançada em 2022, a HQ é uma narrativa infanto-juvenil sobre a trajetória do Caprichoso.
Amazonas no 22º ENJAI
Uma comitiva de jornalistas amazonenses participou do 22ºEncontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que aconteceu em Salvador (BA).

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), Wilson Reis, além de Ed Blair, Wilson Reis, Wagner Moreira e Yghor de Assis também membros do SJP/AM, foram os delegados do Amazonas no ENJAI.
As jornalistas Michele Gouvêa e Islânia Lima completaram os representantes do estado presentes no encontro.
Livro sobre Comunicação Pública
Aconteceu no dia 18 de Novembro, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, o livro “Comunicação Pública: Estratégias na Amazônia Manauara” do jornalista e professor Rômulo Araújo.

A obra é originária da dissertação do Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia de Rômulo, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Em 2022, o estudo foi premiado como um dos melhores do ano pela instituição.
Como fruto do prêmio, surgiu o livro, financiado pela Fapeam, editado pela Alexa Cultural (em SP), com coordenação técnica da Edua (Editora da Ufam).
Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, o site CNA7, que tem a frente o jornalista Carlos Alexandre, trouxe uma pauta especial com a jornalista parintinense, Ádria Barbosa, onde mostrou que cultura do Boi-Bumbá a fez se aceitar como mulher preta.

Ádria assumiu a personagem “Mãe Catirina” do Boi Caprichoso. Na lenda do Auto do Boi, Mãe Catirina é negra e Ádria, não apenas se preparou como atriz para o espetáculo, mas se envolveu nos debates.
Ela relatou que até os 27 anos não tinha a consciência e, algumas vezes, não se aceitava como mulher negra, em virtude do preconceito e do bullying que sofreu enquanto criança por causa da cor da pele e do cabelo.
Pátio Gourmet terá degustação de vinhos
Uma vez por mês, o Pátio Gourmet reúne convidados e clientes que estão em compra na loja, para um bate-papo delicioso sobre vinhos, produtores, tipos de uvas e a melhor harmonização com o seu prato preferido.

O próximo encontro será neste sábado (25), das 11h às 14h, na adega do Pátio, na avenida Djalma Batista. Para completar essa experiência, é servido um prato selecionado pela chef Juliana Faingluz.
Durante o encontro, enquanto experimentam o menu degustação, os clientes vão receber informações do sommelier sobre os vinhos disponíveis na adega do Pátio, tipos de uvas utilizadas, quem são os produtores e, é claro, como harmonizar com peixes, carnes, aves e outros alimentos. Vinhos selecionados estarão com 10% de desconto.
Mostra tem rosto da negritude amazonense
A exposição “Pensamento Negro no Brasil: uma conexão ancestral” tem como um dos rostos das personalidades negras homenageadas, a apresentadora do Cenarium Diversidade, Luciana Gomes.

A mostra faz reverência a figuras do Direito, da Saúde, das Ciências Exatas e da Cultura e estará até 12 de janeiro de 2024 no Corredor Tereza de Benguela, no edifício principal da Câmara dos Deputados. O acesso é gratuito.
Workshop Psicologia Criminal
O professor, perito e doutor pela PUC de São Paulo, Christian Costa, que atua na área clínica e criminal, e participou do programa’ Anatomia do Crime’, do canal Investigação Discovery, ministrará em Manaus, o workshop Psicologia Criminal, dia 9 de dezembro, no auditório do Instituto Amazônico de Ensino Superior (IAMES).

A programação é aberta ao público, mas é voltada principalmente para acadêmicos de Psicologia e Direito, e ainda policiais e investigadores criminais.
COP28: FAS vai levar vozes, ideias e soluções da Amazônia
Representando vozes e visões de populações amazônidas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) estará na 28ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP28), que começa no próximo dia 30 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, promete ser a mais importante edição da história.

A Fundação irá à COP debater sobre a crise climática, realidade ao redor do mundo, inclusive na Amazônia Brasileira, que vive uma seca histórica, com mortalidade da fauna local e isolamento de comunidades ribeirinhas, entre outros impactos.
- Colunista no Redação Amazônia, Chris Reis é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Jornalista por opção e teimosia. Cheia de opinião. Vocação às pautas culturais (cinema, música, literatura, moda, etc). Apaixonada por Parintins e “Boióloga” por experiência e observação. Garantido por convicção.

