Bruno Pacheco – Redação Amazônia
ITACOATIARA (AM) – A reunião da Amazonas Energia com os vereadores da Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI), a 270 quilômetros de Manaus, foi marcada pela falta de luz nesta quarta-feira, 20, enquanto os representantes da concessionária conversavam com os políticos. O encontro foi agendado após as constantes interrupções no fornecimento da energia em diferentes bairros da cidade.
A reportagem estava no local quando a luz foi embora. Em menos de um minuto, a energia retornou e a reunião, realizada sem a presença da imprensa no gabinete do presidente da Casa legislativa, vereador Júnior Galvão (PSC), não precisou ser suspensa.
O encontro contou com a participação dos vereadores Gutemberg Brito (Avante), Richardson Aranha (PL), Arnoud Lucas (PV), Daniel Mendonça (PSDB), além Junior Galvão e o gerente Gerente Comercial e Administrativo do Interior da Amazonas Energia, Fernando Amazônidas.
Falta de luz
A interrupção no abastecimento elétrico em Itacoatiara tem acontecido da mesma forma presenciada na Câmara Municipal. A falta de luz, em alguns bairros da cidade, é registrada por alguns minutos e tem seu retorno logo em seguida.
Na última quinta-feira, 14, durante a inauguração do Complexo Natalino, na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Itacoatiara, a falta de energia foi registrada no momento em que o Papai Noel estava chegando ao espaço com o prefeito Mário Abrahim (PSC). Instantes depois, a luz retornou.
Segundo Fernando Amazônidas, a interrupção da energia nesses bairros são problemas pontuais. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, 20, o gerente da concessionária relacionou a falta de luz ao período de estiagem severa enfrentada pelo Amazonas nos últimos meses e ao aumento da demanda da população.

“Esses são problemas pontuais. Nós passamos por um período de estiagem muito grande, em que a gente viu a nossa demanda aumentar bastante. Os equipamentos tendem a trabalhar muito mais e não foi só Itacoatiara que sofreu com essa questão. Mas, a gente entende que isso já foi equalizado. […] A gente vai precisar fazer uma readequação. Em algum momento, essa rede que foi instalada nesses locais tendia e hoje, possivelmente, já estamos com uma população acima dessa capacidade”, ponderou Amazônidas.
Ainda segundo Fernando, esses bairros do município precisarão passar por novo levantamento da Amazonas Energia, afim suprir com a demanda da população. A concessionária também anunciou a troca de equipamentos e expansão de rede para melhorar o abastecimento na cidade.
“Os três tópicos principais da reunião foram a situação de alguns bairros da cidade, cujos problemas já foram repassados à empresa; eles [a Amazonas Energia] se comprometeram em fazer esse estudo e ver o que está acontecendo. A segunda demanda é em relação aos danos elétricos, que a gente vem recebendo muita demanda em relação aos prejuízos causados nessas interrupções. E o terceiro e mais importante assunto foi em relação ao feirão da empresa para normalizar as contas da população”, destacou o vereador Arnoud Lucas.


