Bruno Pacheco – Da Redação Amazônia
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, retorna ao Amazonas neste final de semana, após quase três meses da viagem conturbada ao Estado, em que foi bombardeada de críticas e acusada por parlamentares da bancada amazonense de impedir a recuperação da BR-319.
A ex-presidenciável deve participar do lançamento da pré-candidatura do líder indígena Marivelton Baré (Rede Sustentabilidade) para a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (a a 852 quilômetros de Manaus).
A visita de Marina não consta na agenda oficial do Ministério do Meio Ambiente, mas foi confirmada por políticos ligados à ministra. O evento acontece neste sábado, 27, a partir das 13h, no galpão do Forró, em São Gabriel, considerada a cidade mais indígena do Brasil, com cerca de 90% dos habitantes indígenas. A solenidade foi divulgada pelo pré-candidato.
O encontro terá ainda o lançamento do “Elo Indígena da Rede Amazonas” e da “Cartilha da Educação Política em Linguagens Indígenas, pela Fundação Rede Brasil Sustentável”. Estão confirmadas as presenças de líderes como a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, André Baniwa, Vanda Witoto, Eliésio Marubo, Ariene Susui e Édson Kambeba.