Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Março Lilás: um mês para entender a importância de se vacinar contra o HPV
    Confira coluna semanal do médico Washington Júnior para a Redação Amazônia
    Amazonas

    Março Lilás: um mês para entender a importância de se vacinar contra o HPV

    25 de março de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Condiloma Acuminado, conhecido também como verruga genital, é uma manifestação do Papilomavírus Humano (HPV) que afeta a pele ou mucosas, especialmente na região genital e anal. Essas verrugas podem se apresentar de forma variada, desde lesões únicas até múltiplas, com tamanhos e formas distintas. Apesar de muitas vezes serem assintomáticas, podem causar desconforto e coceira no local.

    @kleiton.renzo

    A transmissão do HPV ocorre principalmente por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a via sexual a forma mais comum de contágio. No entanto, também pode ocorrer durante o parto. É importante ressaltar que o HPV pode ser transmitido mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal, e muitas pessoas infectadas podem não apresentar sinais visíveis da infecção.

    As manifestações do HPV podem variar em tempo de aparecimento, podendo surgir entre dois meses e até duas décadas após a infecção.A prevenção do HPV é muito importante e pode ser realizada através da vacinação, que é disponibilizada gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, bem como para homens e mulheres que vivem com HIV, transplantados ou pacientes oncológicos até os 45 anos de idade. É importante destacar que a vacina não trata infecções existentes, mas sim previne contra os tipos mais comuns de HPV.

    Além da vacinação, outras medidas preventivas incluem o uso regular de preservativos durante as relações sexuais e a realização periódica do exame preventivo do câncer de colo de útero, também conhecido como Papanicolau. O diagnóstico do HPV é realizado através de exames clínicos e laboratoriais, dependendo das características das lesões.

    O tratamento visa a destruição das verrugas, podendo ser realizado de forma química, cirúrgica ou estimulando a imunidade do organismo. No entanto, é importante lembrar que o tratamento não elimina o vírus, e as lesões podem reaparecer, especialmente em pessoas com imunodeficiência, como pacientes vivendo com HIV.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Morre Vander Góes, procurador-adjunto da ALE-AM e referência na advocacia amazonense

    Travessia: turnê une Casa de Caba (AM) e Seu Pereira (PB) em conexão musical entre Norte e Nordeste

    Vereador de Manacapuru recebe R$ 11 mil em diárias mesmo afastado do cargo

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok