Por Chris Reis
Parintins – O Boi-Bumbá Caprichoso, realizou a coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27/06), no complexo Zeca Xibelão, onde apresentou o projeto 2024 “Cultura, o triunfo de um povo”, que levará à arena do Bumbódromo nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Abrindo a coletiva, o presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, enfatizou sua trajetória nos galpões do boi preto de Parintins de Parintins. Também agradeceu o apoio de todos os setores do Bumbá.
“Estou muito feliz em estar como presidente do Caprichoso. Toda minha experiência usei para potencializar o boi. O tri campeonato será o resultado de meses incansáveis de batalha”, disse.
Rossy enfatizou, ainda, que não se pode fechar no discurso da tradição para não evoluir. “Nossa cultura precisa expandir. A cultura não tem amarras”, destacou.
O presidente do Conselho de Artes, Erick Nakanome, dissertou sobre o projeto de arena e destacou o pioneirismo e vanguarda do boi Caprichoso.
“Falaremos de um boi que é feito de espuma e pano, mas também de sonhos. Encerramos falando dos nossos saberes reverberando um futuro para humanidade”, encerrou.
Nakanome explicou que o Bumbá apresenteserá no dia 28, o tema, “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas”.
No dia 29 o tema apresentado será “Tradições: o flamejar da resistência popular”. Nesta noite, a tradição será o fio condutor da narrativa.
O Caprichoso fecha o espetáculo com “Saberes: o reflorestar das consciências”.
“O Boi Caprichoso torna-se, nesta noite, escoadouro de vozes da ancestralidade em diversas expressões de saberes. Saberes milenares. Nascidos em aldeias. Protegidos por mocambos. Navegantes em canoas, rabetas e barcos, por nossos ribeirinhos e ribeirinhas!”.
Pirataria
O CEO da Maná produções e eventos, empresa responsável pela captação de recursos à festa, André Guimarães, reforçou o apoio dos patrocinadores ao festival e enfatizou o respeito de cada um pela cultura de Parintins.
André também denunciou a questão da pirataria, que assola as marcas dos bois de Parintins, que tira as receitas e a possibilidade de crescimento do espetáculo.
“Oficializei onze empresas pelo uso indevido das marcas de Caprichoso e Garantido. Quando uma empresa usa nossas marcas e nossos símbolos sem nos pagar está cometendo um crime. É fundamental que digamos não à pirataria”, apelou.
São patrocinadores do festival: Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Coca-Cola Brasil, Ambev – Brahma, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Petrobras, Tectoy, Eneva, Pixbet, O Boticário, Samel Planos de Saúde, Assaí Atacadista, Vivo, Bemol Lojas, Correios, Sherwin-Williams, InfoStore. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Parintins e Amazonastur.