O chefe de cartório eleitoral de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), Diego Gabriel Ferreira da Silva, reconheceu nesta segunda-feira, 30, o transporte irregular de urnas eletrônicas no município. O caso tomou repercussão após um vídeo flagrar nesse domingo, 29, dezenas de caixas empilhadas na carroceria de um carro vermelho levando as urnas pelas ruas da cidade.
Diego Gabriel afirmou que Tribunal Regional Eleitoral (
TRE-AM) já está aguardando as explicações da empresa contratada pelo serviço. “O que aconteceu foi uma irregularidade, as devidas providências foram tomaras junto com a empresa, na data de ontem mesmo, e o TRE já está aguardando as explicações”, salientou, durante uma coletiva nesta segunda-feira, 30, para a imprensa local de Itacoatiara.
A juíza Joseilda Pereira
Bilio, da Comarca de Itacoatiara declarou também que as devidas providências sobre o transporte irregular das urnas eletrônicas em um carro no município já estão sendo adotadas.
“A situação foi repassada ao TRE e já estão sendo adotadas as devidas providências para averiguação de alguma irregularidade que tenha acontecido junto à empresa contratada para fazer o transporte dessas urnas. Tudo que cabia à Justiça eleitoral foi feito sem nenhuma irregularidade”, destacou a juíza.
A magistrada pontuou ainda que as urnas eletrônicas não eram de Itacoatiara, mas de um município vizinho, e reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a lisura das eleições.