Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazônia»No Planalto, líderes ianomâmis pedem providências contra garimpo
    Garimpo
    Grupo liderado pelo xamã Davi Kopenawa, dos Yanomami, reuniu-se com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta segunda. (crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)
    Amazônia

    No Planalto, líderes ianomâmis pedem providências contra garimpo

    28 de novembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Lideranças ianomâmis foram ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (25/11) pedir ao governo federal providências contra o garimpo ilegal no seu território, em Roraima. O grupo foi liderado pelo xamã Davi Kopenawa, autor do livro A Queda do Céu e um dos principais líderes do povo Yanomami.

    Os indígenas estiveram no Planalto para uma reunião com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, e pediram também um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    @kleiton.renzo

    Segundo os ianomâmis, o garimpo ilegal na região continua apesar das ações do governo federal, que começaram no ano passado. Eles denunciam que a atividade está ligada ao crime organizado, com a participação de lideranças políticas de Roraima.

    Veja também: Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

    Kopenawa também escreveu uma carta à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pedindo providências contra a participação de autoridades do estado nas atividades ilegais.

    “Essa destruição compromete nossa existência e prejudica a luta contra a crise climática no mundo. Além do desmatamento, enfrentamos o desvio de medicamentos essenciais para a saúde do nosso povo”, escreveu o xamã.

    Governador é acusado de envolvimento

    O governador do estado, Antônio Denarium, é um dos acusados de envolvimento com o garimpo. Uma operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro oriundo da extração ilegal teve como um dos alvos a irmã de Denarium, Vanda Garcia, e outros familiares. Denarium nega as acusações.

    Em entrevista, o presidente Lula reconheceu conhecer “boatos” sobre o governador. “A verdade nua e crua é que aqui em Brasília corre o boato de que o governador teria vinculação com essa gente do garimpo”, disse em entrevista à Rádio Norte FM, de Manaus. “Se a PF tem indícios e se teve alguma coisa na fazenda dele, isso tem de ser apurado, investigado e o governador, julgado”, acrescentou.

    VIA CORREIO BRAZILIENSE

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Morre Vander Góes, procurador-adjunto da ALE-AM e referência na advocacia amazonense

    Enem 2025: termina prazo para recorrer de atendimento especial negado

    Vereador de Manaus, Elan Alencar tem mandato cassado por fraude em cota de gênero

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok