| KLEITON RENZO, EDITOR DO RDA
O promotor Hilton Serra Viana da 79ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), transformou em Inquérito Civil o procedimento preparatório que investiga suposto pagamento em dinheiro nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) de Manaus, na gestão do prefeito David Almeida (Avante).
A mudança amplia os poderes da promotoria para realizar diligências mais profundas contra servidores e ex-servidores da Prefeitura de Manaus e funcionários e ex-funcionários do portal de notícia vinculados à denúncia,.
Em 2025 o orçamento aprovado para a SEMCOM gastar com divulgação da gestão de David Almeida é de R$ 155,8 milhões
Leia mais: Sob investigação do MPE-AM, SEMCOM gastou mais de R$ 11,2 milhões nos dois primeiros meses de 2025
No despacho assinado em 20 de fevereiro, o promotor Hilton Serra Viana informa que solicitou da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR/AM) as cópias dos depoimentos do ex-secretário da SEMCOM, Israel Conte e do proprietário do portal Abutre, Weson Oliveira dos Santos.
Além de solicitar da Junta Comercial do Estado do Amazonas – JUCEA/AM cópia, em formato PDF, do Contrato Social e respectivas alterações da empresa CHRONOS Comunicação Digital EIRELI.

A DECCOR/AM, em resposta ao MPE-AM, encaminhou a documentação e ainda informou que o Inquérito Policial n° 6087/2024 “foi concluído e encaminhado à Justiça”.
Leia mais: MP-AM abre investigação sobre pagamento em dinheiro dentro da SEMCOM

ARQUIVADO
O curioso é que o próprio MPE-AM, por meio da promotora Lucíola Valois, da 91ª Promotoria de Justiça, solicitou o arquivamento da denúncia protocolizada com a conclusão do Inquérito Policial n° 6087/2024.
Diante da situação inusitada, ao instaurar o inquérito civil, o promotor da 79ª Promotoria de Justiça, Hilton Serra Viana, solicitou as razões do pedido de arquivamento realizado pela colega do MPE-AM.

ENTENDA O CASO
No dia 14 de março de 2024, o site Metrópoles (de Brasília-DF) divulgou que a Polícia Civil em Manaus (AM) recebeu denúncia envolvendo um vídeo que registra o pagamento suspeito de dinheiro, em espécie dentro da Prefeitura de Manaus, para um homem que se identifica como motorista do portal de notícias O Abutre.
O caso gerou grande repercussão após a denúncia do vereador Francisco Carpegiane Veras de Andrade, que solicitou ao MPE-AM a apuração das supostas irregularidades.


