Após a polêmica viagem para o Caribe e as fortes chuvas que castigaram a capital amazonense – que causou até o cancelamento do show de Sidney Magal – , o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), encara um cenário de forte rejeição da população, segundo levantamento divulgado pelo RealTime1. A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 5 de abril com 1.500 eleitores manauaras, revela um eleitorado dividido e uma imagem pública desgastada do chefe do executivo municipal.
De acordo com os dados, 39% dos entrevistados desaprovam a atual gestão de David Almeida na prefeitura — sendo que 26% a classificam como “péssima”, o maior índice entre todas as categorias avaliadas —. Por outro lado, a avaliação positiva é de apenas 9%, que consideram a gestão “ótima” e 21% a avaliam como “boa”.
Veja também: Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta
Esse cenário se reflete diretamente na percepção sobre a imagem pessoal do prefeito. Apenas 13% dos manauaras consideram a imagem de David Almeida “muito positiva”, enquanto 24% a julgam “positiva”. No entanto, 17% o veem de forma “negativa” e 13% como “muito negativa”.
Renúncia para se candidatar ao governo
A rejeição também se manifesta na possibilidade de renúncia do prefeito para disputar o Governo do Estado. Quase metade da população (41%) avalia que seria uma decisão errada e afirma que jamais votaria nele nesse contexto. Apenas 18% dizem que a renúncia seria correta e que manteriam o voto.
Corrida eleitoral em 2026
Nesta pesquisa, caso ele venha candidato, David aparece tecnicamente empatado com Omar Aziz na corrida para o governo estadual, ambos com 28% das intenções de voto. Maria do Carmo surge como terceira colocada com 16%. O atual prefeito concentra seu apoio entre os mais jovens (33% dos eleitores entre 16 e 24 anos), homens (38%), evangélicos pentecostais (41%) e pessoas com ensino fundamental (40%).
A pesquisa também mostra que a força eleitoral de David Almeida está profundamente atrelada à percepção positiva da sua gestão. Entre os que consideram sua administração “ótima”, 88% votariam nele para governador. Já entre os que a julgam “péssima”, o apoio desaparece.
Em um cenário onde 62% dos manauaras afirmam que a cidade não melhorou em 2025 em relação ao ano anterior, o prefeito enfrenta o grande desafio de consolidar sua imagem não apenas entre os seus apoiadores fiéis, mas também de reverter a crescente desconfiança de parte significativa da população.
A pesquisa do RealTime1 deixa claro: embora David Almeida mantenha força eleitoral, seu capital político está em terreno instável, com alto índice de rejeição e dependência da avaliação positiva de sua gestão para sustentar sua viabilidade como candidato ao governo do Estado.
Senado
A pesquisa também questionou dos entrevistados sobre os candidatos ao Senado em 2026. Curiosamente, nessa pesquisa o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) aparece em primeiro lugar, com 38% dos votos. Em seguida aparece o senador Eduardo Braga (MDB) com 33% e logo em seguida, viria o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União), com 24%.
Veja na íntegra: