DO RDA – BRUNO PACHECO
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (22), o Partido Liberal (PL) oficializou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026. A empresária e educadora, que recentemente se filiou à sigla, passa a ser o nome do partido para a disputa estadual.
Maria do Carmo, ex-membro do Avante, ganhou projeção política em 2024 ao integrar a chapa majoritária do PL como vice na candidatura à Prefeitura de Manaus, ao lado do deputado federal Capitão Alberto Neto. A aliança, à época, contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e representou a consolidação das forças da direita na capital amazonense.
Natural de Manaus, Maria do Carmo acumula experiência como empresária, contadora, professora e advogada. Atualmente, ocupa o cargo de reitora da Fametro, uma das principais instituições privadas de ensino superior do estado. Ao longo de sua carreira, tem se destacado pela defesa de pautas conservadoras e por seu discurso voltado à ética na administração pública.
Durante o lançamento, o presidente do PL em Manaus, Alfredo Nascimento, defendeu a escolha do nome de Maria do Carmo e se mostrou otimista para chegar ao segundo turno. “A direita estará no segundo turno”, disse.
Alfredo também enfatizou a importância de levar atenção ao interior do estado. “Fazer política nos bastidores é muito difícil. Mas eu tenho certeza de que estou oferecendo o melhor para ser governadora do Amazonas. A Maria do Carmo tem uma história construída a muito custo. Ela me disse: ‘Já me realizei na vida privada, agora quero colaborar com meu estado’. É esse espírito que queremos no PL: gestão com responsabilidade, inclusive voltada ao interior, que há muito é esquecido”, afirmou.
Ao discursar, Maria do Carmo disse estar pronta para assumir o desafio de disputar o governo e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do Amazonas. “Quero deixar um legado, como já fiz na educação. Tenho orgulho da minha terra. Quando volto de qualquer lugar do mundo, é aqui que quero viver e é aqui que quero morrer. Encaro essa pré-candidatura como uma missão. Nosso estado tem tudo para ser protagonista, mas ainda está muito distante do seu verdadeiro potencial”, declarou.
Com o anúncio, o PL reforça sua estratégia de consolidar uma candidatura de direita para o pleito de 2026 e ampliar sua influência no cenário político estadual.