Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Capa»Após denúncia de vereador, TCE manda David Almeida executar emendas com imparcialidade
    A orientação surgiu após o julgamento de uma representação do vereador Rodrigo Guedes (PP)
    Capa

    Após denúncia de vereador, TCE manda David Almeida executar emendas com imparcialidade

    24 de abril de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recomendou ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que a destinação de emendas parlamentares seja realizada de forma isonômica, impessoal e equilibrada, especialmente nas futuras liberações de recursos. A orientação surgiu após o julgamento de uma representação do vereador Rodrigo Guedes (PP), integrante da oposição.

    Durante sessão do Tribunal Pleno, os conselheiros acolheram parcialmente o pedido de Guedes, que apontou falhas na execução das suas emendas parlamentares. De acordo com a representação, cerca de R$ 1 milhão em recursos indicados por ele deixaram de ser repassados, enquanto vereadores da base do prefeito teriam sido favorecidos com a liberação de verbas.

    @kleiton.renzo

    Relatada pelo conselheiro Luís Fabian, a decisão não determinou punições diretas, mas reforçou a necessidade de transparência e equidade na execução orçamentária das emendas impositivas, previstas legalmente. O TCE recomendou, ainda, que a Prefeitura aperfeiçoe a disponibilização das informações públicas relacionadas à execução dessas verbas, conforme já previsto em decreto municipal.

    O pedido para que fosse estabelecido um cronograma fixo de pagamentos das emendas, como sugerido por Guedes, foi negado pela Corte. Ainda assim, a recomendação oficial representa uma cobrança pública para que a prefeitura adote práticas mais justas no trato com o Legislativo.

    Na representação movida ainda em 2024, Guedes denunciou que a gestão de David Almeida *prioriza parlamentares aliados, numa prática que, segundo ele, prejudica o princípio da impessoalidade. Na semana anterior ao julgamento, a prefeitura liberou aproximadamente R$ 5 milhões em emendas, a maior parte delas direcionada a vereadores próximos ao Executivo. As informações são do portal Dia a Dia Notícia.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Prefeito e presidente da Câmara trocam agressões dentro da Prefeitura de Boa Vista do Ramos

    Reforma tributária começa a influenciar preços da cesta básica no Amazonas

    Terminam nesta sexta-feira inscrições para o Sisu 2026

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.