Manaus será palco de uma das etapas mais importantes do powerlifting nacional. No próximo dia 20 de julho, a capital amazonense sediará o Circuito Nacional – Etapa Norte de Supino, Levantamento Terra e Powerbíceps, seletiva que definirá os atletas que irão representar o Brasil no Mundial de Powerlifting da GPC (Global Powerlifting Committee), que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de outubro em Balneário Camboriú (SC).
Esta será a primeira vez que o campeonato mundial da modalidade será realizado no Brasil, e também dentro de um grande evento multiesportivo. A seletiva regional será realizada a partir das 9h no Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM, e contará com a presença do presidente da GPC internacional, Valdemir Afini, que estará em Manaus para validar a competição.
Mais de 50 atletas amazonenses estão inscritos e terão a oportunidade de brigar por uma das vagas na delegação brasileira. Serão convocados os três melhores atletas de cada modalidade e categoria, tanto no feminino quanto no masculino.
O presidente da Falpe (Federação Amazonense de Levantamento de Peso Esportivo), Arquimedes Lasmar, destacou a importância do evento para os atletas da região.
“Como presidente da federação que está realizando a seletiva do Mundial, a minha expectativa é muito grande. Espero que os atletas consigam alcançar seus objetivos, que é o índice para ir ao Mundial. Estamos esperando uma grande participação de atletas e contamos com a ajuda de quem puder contribuir ou patrocinar, pois estamos preparando um belíssimo evento”, afirmou.
O Powerlifting surgiu na década de 1950 e se consolidou como esporte competitivo voltado à força máxima. As provas são divididas em três movimentos: supino, agachamento e levantamento terra — além do Powerbíceps, mais recente e também incluso nas disputas. Cada atleta tem três tentativas para levantar a maior carga possível em cada exercício.
A modalidade vem crescendo rapidamente no Amazonas, especialmente desde o destaque de atletas como Bitelo, que impulsionaram o esporte e atraíram um público cada vez maior para as competições locais.
A atleta amazonense Karen Peixoto, que já garantiu vaga para o Mundial na Etapa Sudeste, em abril, demonstrou entusiasmo com a seletiva em sua terra natal:
“Aqui no Amazonas temos muitos atletas com índice para se classificarem para o Mundial. Eu já me classifiquei e agora estou ansiosa para saber quem serão os atletas amazonenses que, junto comigo, farão parte da equipe brasileira”, declarou.
O evento é aberto ao público, e os organizadores convidam todos a prestigiar essa grande demonstração de força e superação. Quem quiser competir, patrocinar ou apoiar o evento pode entrar em contato diretamente com o presidente da Falpe, Arquimedes Lasmar, pelo número (92) 99324-1771.