Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Capa2»Falta de acessibilidade em escola da prefeitura vira alvo de inquérito em Manaus
    MP-AM
    MP-AM abre inquérito para apurar falta de rampas e elevadores na Escola Anísio Teixeira, no bairro Mauazinho, em Manaus. (Reprodução/Instagram)
    Capa2

    Falta de acessibilidade em escola da prefeitura vira alvo de inquérito em Manaus

    14 de agosto de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai abrir o inquérito civil nº 06.2025.00000572-3 para investigar a suposta falta de acessibilidade na Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus, em especial a ausência de rampas e elevadores, para alunos cadeirantes, conforme publicado no Diário Oficial do MP-AM nessa terça-feira (12). A reportagem é do portal Dia a Dia Notícia.

    Segundo a portaria, a apuração tem como foco a inexistência de rampas de acesso e de elevadores que garantam a circulação de alunos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida no prédio da unidade escolar. O caso chegou ao MP-AM a partir de denúncia encaminhada pela 28ª Promotoria de Justiça, que relatou possíveis irregularidades na estrutura física da instituição.

    @kleiton.renzo

    O promotor de Justiça Mirtíl Fernandes do Vale destacou na decisão que a Constituição Federal, a Lei de Acessibilidade (Lei nº 10.098/2000) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) asseguram o direito à adaptação de espaços públicos para garantir segurança, autonomia e acesso adequado às pessoas com deficiência.

    Além de instaurar o inquérito, o MP-AM designou o servidor Pedro Paulo Figueiredo da Silva para secretariar o procedimento e requisitou informações à Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre a situação estrutural da escola.

    O órgão reforçou que a acessibilidade é uma exigência legal para edificações públicas, devendo ser observada tanto em reformas quanto em construções, e que medidas como rampas, elevadores, banheiros adaptados e sinalização adequada são fundamentais para assegurar a inclusão de todos os alunos.

    VIA PORTAL DIA A DIA NOTÍCIA

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Gilmar decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF

    Silas Câmara se manifesta após acusações e diz que seguirá “em silêncio”

    Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, é preso pela Polícia Federal no RJ

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.