MANAUS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito civil para investigar supostas irregularidades na distribuição de ingressos destinados a pessoas com deficiência (PcDs) no evento Sou Manaus Passo a Paço. A reportagem é do portal Rios de Notícias.
A apuração tem como base denúncia apresentada pelo vereador de Manaus Rodrigo Guedes (PP), que apontou problemas no credenciamento exclusivo desse público na edição de 2024.
De acordo com a Portaria, assinada pelo promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonsêca, o procedimento busca apurar “supostas irregularidades no fornecimento de ingressos e na limitação de dias de acesso a pessoas com deficiência no evento nominado como ‘Sou Manaus Passo a Paço’, organizado pela Manauscult, no ano de 2024, com possível repetição das mesmas irregularidades no ano de 2025”.
Relatos de falhas
Testemunhas ouvidas pelo MP relataram que, no ano passado, os ingressos exclusivos para PcDs esgotaram antes do horário anunciado.
Em um dos depoimentos, a participante afirmou que, ao acessar o site dez minutos antes da abertura, os ingressos já estavam indisponíveis. Outro relato destacou que havia “mais profissionais da imprensa do que PcDs na área reservada”.
Houve ainda denúncia de constrangimento a uma pessoa com autismo no momento de retirada do ingresso.
Para o MP, os depoimentos indicam falhas de comunicação e possíveis violações ao direito de participação plena em eventos públicos com acessibilidade.
Risco de repetição em 2025
Na decisão, o promotor destacou que “observa-se a repetição do procedimento adotado em 2024, com abertura de lote exclusivo para PcDs após os lotes gerais, sem divulgação antecipada de datas e horários, o que pode configurar repetição dos fatos investigados”.
Com isso, o MP determinou a expedição urgente de ofício à Manauscult para esclarecer quais medidas estão sendo adotadas em 2025 para evitar a reincidência.
Como será neste ano
A Prefeitura de Manaus anunciou que, em 2025, será disponibilizado um lote exclusivo para PcDs neste domingo, 23/8, às 19h, por meio do site oficial soumanauspassoapaco.com.br. Para garantir o acesso, será necessário apresentar laudo médico ou carteira PcD, além da doação de 1kg de alimento não perecível no ato da retirada. Cada pessoa terá direito a uma pulseira pessoal e intransferível, válida para o titular e um acompanhante.
O Sou Manaus Passo a Paço 2025 terá mais de 20 atrações nacionais e 2 mil artistas regionais. Entre os destaques estão Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Ludmilla, Joelma, Simone Mendes, Bruno & Marrone, Xand Avião e Fernandinho. O evento principal acontece entre 5 e 7 de setembro, mas a programação cultural começa já no dia 2, com atividades de gastronomia, moda indígena e exposições.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para obter esclarecimentos mas até o momento não houve resposta.