ESCLARECIMENTOS ACERCA DA SUPOSTA AQUISIÇÃO DE RADAR METEOROLÓGICO E CHUVAS DE 05.10.2025
O Sr. David Almeida, prefeito de Manaus, esclarece que é absolutamente falsa a afirmação de que o Município de Manaus tenha adquirido, ou deixado de acionar, um “radar de 40 milhões de reais”.
Embora a Prefeitura tenha recebido sugestões de meteorologistas da Universidade do Estado do Amazonas no sentido de efetuar a compra do equipamento meteorológico referido na publicação, após pesquisas acerca de preço e funcionalidade, o prefeito optou por não adquirir o radar em questão, em razão do significativo valor, sobretudo diante da ausência previsão para tal despesa na Lei Orçamentária Anual de 2025, aprovada no mês de dezembro de 2024 pela Câmara Municipal de Manaus.
Esclarece-se que nenhum recurso público municipal foi destinado à compra de qualquer radar meteorológico. Atualmente, a prefeitura de Manaus dispõe apenas de estações meteorológicas localizadas em pontos estratégicos da cidade, responsáveis por coletar e transmitir dados em tempo real sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica e volume de chuvas, as quais foram adquiridas em gestões municipais anteriores. Esses dados são utilizados pela Defesa Civil e demais órgãos técnicos para emitir alertas e adotar medidas preventivas quando necessário.
Sobre o sistema de alertas da Defesa Civil Municipal, a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Defesa Civil, possui um sistema ativo de alertas sonoros e comunicados oficiais, cujo funcionamento e atualizações podem ser consultados publicamente através do site institucional: <https://www.manaus.am.gov.br/noticia/nota/defesa-civil-alertasonoro/>
Esse sistema tem como objetivo garantir a segurança da população e segue rigorosamente os protocolos técnicos estabelecidos pelos órgãos competentes, tudo a partir de informações captadas por meio das estações meteorológicas pré-existentes.
Portanto, é incorreto e leviano insinuar que houve gastos, desvio de verbas ou qualquer outra conduta ímproba por parte do Prefeito David Almeida, pois não existe, no momento, nenhum radar meteorológico avaliado em mais de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais) sob responsabilidade da Prefeitura de Manaus/AM.
O Sr. DAVID ALMEIDA reforça seu compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e a gestão eficiente dos recursos públicos.
Ao divulgar informações incorretas, o portal Redação Amazônia induz a população ao erro e atinge injustamente a imagem do Requerente, porquanto Chefe do Executivo Municipal.
Dessa forma, com base no direito de resposta assegurado pelo artigo 5º, inciso V, da Constituição Federal, e pela Lei nº 13.188/2015, requer-se que esta resposta seja publicada com o mesmo destaque e alcance da matéria original, a fim de restabelecer a verdade dos fatos e preservar a honra e a reputação do Prefeito David Almeida.
Agradeço desde logo a atenção e renovo votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Caio Coelho Redig
OAB/AM 14.400 | A&R Advocacia
Leia também: Prefeitura de Manaus é alvo de críticas após radar de R$ 40 milhões não disparar em meio à forte chuva na capital


