Os três senadores do Amazonas – Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) – mantiveram presença ativa em anúncios nas redes sociais da Meta (Instagram e Facebook) entre dezembro de 2024 e setembro de 2025, segundo levantamento feito pelo RealTime1 a partir da Biblioteca de Anúncios da plataforma. A reportagem é do portal RealTime1.
Os dados, de acesso público, permitem visualizar o número estimado de impressões (quantas vezes os anúncios foram exibidos) e o valor aproximado investido em publicidade digital.
Publicidade digital como parte da estratégia de mandato
A presença de parlamentares em anúncios pagos nas redes tem se tornado parte central das estratégias de comunicação de mandatos, o que ajuda a medir a intensidade de exposição digital de cada um antes da abertura oficial do calendário eleitoral.
Os dados da Meta permitem acompanhar tendências de investimento, no entanto, não indicam o teor das mensagens ou se o conteúdo tem caráter institucional, partidário ou pessoal.
Também não divulga valores exatos, apenas faixas de gasto, o que leva a estimativas calculadas com base no ponto médio de cada faixa.
Médias de gasto e alcance nas redes da Meta
Apesar de os três parlamentares manterem presença ativa nas redes, o volume de investimento apresenta diferenças expressivas.
O senador Eduardo Braga (MDB) destinou cerca de 2.688% mais recursos que Omar Aziz (PSD) e 2.426% acima do valor aplicado por Plínio Valério (PSDB) no mesmo período.
A diferença indica estratégias de comunicação digital com níveis distintos de alcance e frequência de impulsionamento, refletidos também no número médio de impressões obtidas por cada um.
• Eduardo Braga (MDB)
Média de gastos: R$ 605.612,00
Média de impressões: 103.033.817
• Omar Aziz (PSD)
Média de gastos: R$ 21.724,50
Média de impressões: 7.768.975
• Plínio Valério (PSDB)
Média de gastos: R$ 23.980,00
Média de impressões: 9.069.482
No total, os três senadores somaram R$ 651.316,50 em investimentos estimados durante o período analisado.
Como são calculadas as médias de gastos e impressões
A Meta informa apenas faixas de gasto e de impressões, sem revelar os valores exatos de cada campanha.
Assim, para se chegar às médias apresentadas, foi aplicado o ponto médio de cada faixa de investimento publicada na biblioteca, somado e dividido pelo número de campanhas ativas de cada parlamentar.
O mesmo método foi usado para as impressões.
Essa metodologia é a mesma adotada em levantamentos jornalísticos nacionais — como os realizados por Folha de S.Paulo e Estadão — quando analisam campanhas políticas digitais.
Transparência e verificação
Todos os dados são consultáveis na Biblioteca de Anúncios da Meta, ferramenta criada para ampliar a transparência sobre campanhas pagas no Facebook e Instagram, especialmente as relacionadas a política e temas sociais.
Confira o quadro com números de impressões e investimentos:


