MANAUS (AM) – Manaus terá 20 novos radares de trânsito em funcionamento nos próximos meses, revelou o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, nessa terça-feira, 28/10, em entrevista a uma emissora de TV local.
Atualmente, 27 medidores já estão em operação de acordo com a Prefeitura de Manaus. Com os novos equipamentos, o total de medidores chega a quase 50.
Os novos radares variam entre os modelos para evitar avanço de semáforos, parada sobre faixas de pedestre, monitoramento de excesso de velocidade, além da inclusão de uma modalidade de verificação dos eixos de veículos pesados para que circulem apenas pela faixa da direita, em conformidade com a legislação vigente.
“Os novos equipamentos que estão sendo instalados, ainda não estão em funcionamento. Para deixar bem claro: nós temos ouvido muta falácia de pessoas que desconhecem o trabalho que o IMMU tem feito na cidade. Nós damos até seis meses para a população se adaptar”, afirmou Leda.
Por meio de nota enviada a imprensa, o IMMU afirmou que antes de entrarem em operação, todos os dispositivos passarão por etapas técnicas obrigatórias, incluindo aferição, homologação e integração ao sistema de controle de trânsito, com sinalização em todos os pontos.
O órgão ressaltou que ainda não há data definida para o início da operação dos novos radares e que quando houver, a informação será amplamente divulgada.
População critica
A cabeleireira Tatiane Pedrosa relatou sua insatisfação e disse que o dinheiro pago nas multas não é revertido para a realização de reparos nos bairros, onde vive a maioria da população. “Acho desnecessário. Colocam várias câmeras para multar, mas o dinheiro não aparece para organizar o bairro. Alguns são privilegiados, outros não”.


