Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Capa»David Almeida lidera lista dos gestores mais mal avaliados da Amazônia, mostra pesquisa AtlasIntel
    Capa

    David Almeida lidera lista dos gestores mais mal avaliados da Amazônia, mostra pesquisa AtlasIntel

    29 de dezembro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Entre os prefeitos das capitais da Amazônia Legal, os gestores de Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Belém (PA), David Almeida (Avante), Tião Bocalom (PL) e Igor Normando (MDB) ocupam, respectivamente, as três últimas posições do ranking que classifica a avaliação dos chefes dos Executivos municipais das cidades em 2025.

    O levantamento foi feito pela AtlasIntel que desenvolve, anualmente, o desempenho dos prefeitos no País e tem 95% do nível de confiança de margem de erro. A pesquisa contou com 82.781 entrevistados, entre o período de 6 de novembro a 15 de dezembro deste ano.

    @kleiton.renzo

    No topo do ranking está Eduardo Braide (PSD), de São Luís (MA), que lidera com ampla vantagem tanto na avaliação de governo, com 72% considerando-o ótimo ou bom, quanto na aprovação, que chega a 82%. Logo atrás aparecem Léo Moraes (Podemos), de Porto Velho (RO), com 60% de avaliação positiva e 75% de aprovação, e Dr. Furlan (MDB), de Macapá (AP), com 55% de ótimo ou bom e 78% de aprovação, mantendo desempenho sólido nos dois indicadores.

    Na faixa intermediária do levantamento estão Abílio Brunini (PL), de Cuiabá (MT), com 43% de avaliação positiva e 54% de aprovação, apesar de índices elevados de rejeição. Eduardo Siqueira (Podemos), de Palmas (TO), soma 40% de ótimo ou bom e 59% de aprovação, e Arthur Henrique (PL), de Boa Vista (RR), com 34% de avaliação positiva e 64% de aprovação, completando o grupo de prefeitos .

    Os três últimos, Igor Normando, Tião Bocalom e David Almeida, ficaram avaliados da seguinte forma: 42% de aprovação e 43% de desaprovação; 42% de aprovação e 55% de desaprovação; e 23% para 70%, respectivamente.

    Ranking geral

    No ranking geral dos 27 prefeitos das capitais, David Almeida ocupa a 25° posição do ranking, com 70% de desaprovação. Tião Bocalom ficou em 18°, com 55% de desaprovação. Igor Normando aparece em 17° lugar, com 43% de desaprovação.

    Outros prefeitos das capitais da Amazônia, suas respectivas posições e desaprovações são: Abílio Brunini (PL), de Cuiabá (MT), em 11°, com 43%; Eduardo Siqueira, de Palmas (TO), em 9° lugar, com 26%; e Arthur Henrique, de Boa Vista (RR), em 7°, com 29.

    Os três prefeitos mais bem avaliados do País, de acordo com a AtlasIntel, também são da Amazônia, sendo Léo Moraes, de Porto Velho (RO), em 3° no ranking, com 7% de desaprovação; Dr. Furlan, de Macapá (AP), em 2°, com 16%; e Eduardo Braide, São Luís (MA), em 1° lugar, com 14%.

    Avaliação de governo

    O levantamento avaliou, ainda, os governos municipais. Nesse quesito, o governo de David Almeida, de Manaus, também é o pior dentre os gestores municipais da região amazônica. Segundo os dados, 8% avaliam a gestão Almeida como ótimo/bom, 43% como regular e 49% como ruim/péssimo.

    Referente à gestão de Tião Bocalom, de Rio Branco, 13% avaliaram como ótimo/bom, 39% como regular e 48% como ruim/péssimo. Em Belém, 19% classificaram a gestão de Igor Normando como ótimo/bom, 47% com regular e 32% como ruim/péssimo.

    Referente à avaliação de governo, Arthur Henrique de Boa Vista teve 34% da avaliação como ótima/boa, outros 53% classificaram com regular e 10% como ruim/péssimo. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, teve 40% da avaliação como ótimo/bom, 48% regular e 10% como ruim/péssimo.

    O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, teve a gestão avaliada como ótimo/bom por 43% dos entrevistados, 17% apontaram regular e 39% apontaram ser ruim/péssimo.

    As três primeiras posições seguem sendo ocupada pelos gestores de Macapá, Porto Velho e São Luís. Com 72% dos entrevistados avaliaram o governo de Eduardo Braide (São Luís) como ótimo/bom, 26% como regular e 2% como ruim/péssimo. Na capital Porto Velho, 60% registram a gestão de Léo Moraes como ótima/boa, 36% como regular e 1% como ruim/péssimo. Por sua vez, em Macapá, 55% apontaram como ótimo/bom a gestão do Dr. Furlan, 39% classificaram como regular e 6% como ruim/péssimo.

    Avaliação de governo das capitais em 2025 (Reprodução/AtlasIntel)
    Dados da pesquisa

    De acordo com a AtlasIntel, o objetivo da pesquisa é oferecer uma leitura estruturada, comparável e baseada em evidências sobre a atuação dos gestores municipais brasileiros. O estudo articula indicadores de avaliação política com métricas de desempenho administrativo. “Ao sistematizar essas informações em um único instrumento analítico, o Ranking de Prefeitos contribui para fortalecer a transparência e a accountability no nível municipal“, afirma a empresa.

    Com a metologia Atlas Random Digital Recruitment (RDR), o levantamento conta com procedimentos estatísticos, complexos para calibrar amostras robustas, representativas da população-alvo. Ou seja, os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo, sejam eles smartphones, tablets, laptops ou PCs.

    Para garantir a representatividade em nível nacional, as amostras da Atlaslntel são pós-estratificadas usando um algoritmo iterativo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível
    educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. As amostras resultantes do processo de pós-estratificação se assemelham ao perfil da população adulta do Brasil, inclusive da população que possui um acesso mais limitado à tecnologia.

    Veja a pesquisa na íntegra:

    Ranking-de-Prefeitos-das-Capitais-Brasileiras-2025-1-1-1

    VIA REVISTA CENARIUM

     

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Roberto Cidade propõe que clínicas veterinárias aceitem exames feitos na rede pública

    Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira

    Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.