Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Sine Manaus busca excelência no atendimento do novo sistema de emissão da carteira de trabalho
    Amazonas

    Sine Manaus busca excelência no atendimento do novo sistema de emissão da carteira de trabalho

    1 de junho de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Em parceria com o Ministério do Trabalho, o Sine Manaus conclui esta semana o processo de capacitação de todos os funcionários do órgão para a emissão da nova carteira de trabalho. A quinta e última turma a se adequar ao novo sistema é formada por 22 pessoas e começou a ser capacitada nesta quarta-feira, 31/5, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Amazonas (SRTE).

    Com o treinamento, que é realizado durante dois dias e em tempo integral, o Sine Manaus – órgão administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) – espera alcançar a meta de atingir a excelência no atendimento ao trabalhador em relação ao serviço.

    @kleiton.renzo

    “Nossa intenção é treinar 100% do nosso pessoal, exatamente para chegarmos a essa excelência e ao objetivo principal, tanto da Prefeitura de Manaus quanto do Ministério do Trabalho, que é fazer com que o público alvo tenha acesso ao mercado de trabalho, com o documento primordial para isso, que é a CTPS digitalizada”, informou a diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante.

    Todo informatizado e bem mais prático, o CTPSWEB 3.0 começou a ser implantado há dois anos no Brasil, com base na Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009, e atendendo a uma determinação do Ministério Publico Federal (MPF).

    No Amazonas, a inserção teve início no ano passado. Além de trazer mais agilidade na transmissão de dados, o novo sistema proporciona segurança ao processo de emissão do documento, que antes durava até 30 dias em média para chegar às mãos do trabalhador.

    Um dos objetivos é reduzir em até 80% o número de fraudes, na hora da entrega da documentação exigida. A verificação das informações é feita por meio de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

    Novos procedimentos

    Coordenado pelo servidor do SRTE, Milton Corrêa, o primeiro dia de treinamento foi centrado apenas na parte teórica, com análise e discussão sobre os novos procedimentos adotados. Nesta quinta-feira, 1º de junho, os participantes terão aula prática.

    Gerente de Patrimônio do Sine Manaus (Centro) e funcionário da casa há aproximadamente 15 anos, Jeverson Rodrigues considera a mudança benéfica, tanto para quem presta o atendimento, quanto para o trabalhador, principalmente, porque o serviço passou a ser feito de forma mais rápida e segura.

    “Antes havia muita pendência na entrega da documentação, pois o preenchimento era manual. Hoje, isso não existe mais, porque já está tudo online. Se tiver algo errado, o sistema acusa logo”, comparou.

    Expedição continua

    Na última segunda-feira, 29, o Sine Manaus realizou um mutirão para a emissão de primeira e segunda vias das novas CTPS, como parte da programação especial alusiva ao mês do trabalhador.

    A expedição do documento continua e é feita nos postos de atendimento da Galeria Espírito Santo, no Centro; da avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte; e às sextas-feiras, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), situada na avenida Ayrão, também no Centro.

    Para a primeira via são exigidos comprovante de residência com CEP (contas de água, luz, telefone etc); RG, CPF, comprovação de estado civil (certidão de nascimento, para solteiros; ou de casamento, para casados).

    Os mesmos documentos devem ser apresentados para a solicitação da segunda via, além do número da carteira de trabalho anterior (cópia da ficha de registro com carimbo do CGC/CNPJ da empresa; termo de rescisão ou extrato de PIS ou FGTS) ou Boletim de Ocorrência para casos de roubo ou furto.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Travessia: turnê une Casa de Caba (AM) e Seu Pereira (PB) em conexão musical entre Norte e Nordeste

    Vereador de Manacapuru recebe R$ 11 mil em diárias mesmo afastado do cargo

    Senado aprova aumento de deputados e Amazonas ganha mais duas cadeiras na Câmara

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok