Uma parceria firmada entre a Zolly Consultoria Agronômica e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai levar conhecimento, por meio do Curso Horta Caseira, das técnicas de cultivo de hortas para servidores da Aleam e público externo interessado em aprender a plantar, cultivar e aproveitar os espaços existentes nos variados tipos de residências. As aulas ocorrerão nas sextas-feiras e nos sábados, no período da tarde e da manhã, respectivamente.
A iniciativa partiu de um acordo firmado entre a Escola do Legislativo e o engenheiro agrônomo gaúcho, Júlio Zolly, que vem promovendo cursos de hortas caseiras em Manaus desde maio deste ano. No acordo ficou estabelecida a oferta de vagas para servidores do Poder Legislativo e também para o público externo. Os funcionários da Aleam terão gratuidade no curso, já para o público externo será cobrado um valor simbólico de R$ 50,00, que será revertido para o cumprimento de despesas com o material oferecido nas aulas, como terra, sementes, apostilas, papel e canetas. “Nós conseguimos reduzir em quase 25% o valor do curso, uma vez que a Escola do Legislativo nos dará como contrapartida, a sala de aula. Com isso conseguimos fazer esse desconto”, explicou Zolly.
Antes o curso, que têm duração de quatro horas, com a oferta de conteúdo teórico e também de demonstração prática sobre plantar tomates, cebola, cebolinha, cheiro verde, rúcula, entre outros, era oferecido somente nas manhãs de sábado. Com a parceria, o agrônomo vai oferecer duas turmas: às sextas-feiras, no período da tarde e aos sábados, no turno da manhã.
Além das técnicas de cultivos e manuseio de espécies como tomate, cebola, cheiro verde, cebolinha e alfaces, os alunos ainda aprendem a fazer inseticidas caseiros, utilização de doses corretas para cada tipo de hortaliça. Além disso, o engenheiro agrônomo vai ensinar como plantar em variados espaços, aproveitando vasos que vão desde os convencionais encontrados em qualquer supermercado aos recicláveis que temos em casa e nem nos damos conta de que podem ser úteis para o cultivo de hortas.
“Não precisa de grandes espaços, apenas conhecer os modos de cultivo de cada alimento. Temos em casa muitos recipientes que podemos utilizar sem exigir gastos desnecessários, mas desconhecer o que é adequado para cada espécie pode interferir na germinação da planta”, ressalta Zolly.
Quem tiver interesse em aprender as técnicas de cultivo de hortas caseiras deve ficar atento porque as vagas são limitadas. As inscrições no curso podem ser feitas por meio da página no Facebook “Zolly Consultoria Agronômica” ou pelo e-mail: juliozolly@gmail.com. Mais informações pelo telefone (92) 98173-2306 ou pelo Whatsapp (55) 99600-0269.
Informações do profissional
Júlio Zolly é engenheiro agrônomo formado há quase dez anos pela Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul com experiência no cultivo, pesquisa, vendas e projetos agrícolas voltados para sementes, hortas, mandiocas, bananas, macaxeira, alevinos e bovinos. Entre as empresas para qual já trabalhou estão a Coodetec, que foi incorporada pela norte-americana Dow AgroSciences e a Bayer, indústria farmacêutica e química alemã que atua nos setores da saúde, agronegócios e materiais inovadores. No Amazonas o engenheiro agrônomo está investindo no cultivo de mamão, banana, hortas e hortaliças, macaxeira e na disseminação de técnicas de cultivos de hortas caseiras para o público consumidor em geral.