Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro restaurante deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado pelo chef e empresário Frederico Mata Machado, em 1984, em Belo Horizonte. Pensando em promover e valorizar os negócios deste segmento, a Abrasel realiza entre os dias 11 e 25 de setembro o concurso O Quilo é Nosso, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil, e também premiar os melhores em cada cidade e estado participante.
Os 200 restaurantes participantes, em 16 estados das cinco regiões do país, criaram uma receita exclusiva priorizando a comida saudável e promovendo a alimentação de boa qualidade. Na primeira fase, nas cidades, o concurso acontecerá por meio de voto popular. Serão avaliados itens como limpeza do estabelecimento, qualidade geral do buffet, atendimento, ambiente e receita. Já as fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico, indicado pela revista de gastronomia Prazeres da Mesa.
Os empresários do setor se mostram entusiasmados em relação ao concurso. “Minha expectativa é de um aumento de 10% no faturamento do restaurante, mas estou animado mesmo com a oportunidade do prêmio, um reconhecimento e tanto para meu estabelecimento”, diz o empresário Névio Nicchetti, proprietário do Restaurante Victória Grill em Recife, Pernambuco. Segundo ele, o prato participante será o Frango Eldorado, um frango de granja desossado com bacon, recheado com legumes e assado com molho funghi. “O prato não leva nenhum condimento industrializado. Nossos temperos são naturais, apenas sal e ervas verdes. Queremos ser a cara do concurso: saudável e natural do Brasil”, finaliza.
A comida a quilo é um tipo de serviço exitoso e muito popular no país, o jeito brasileiro de se fazer fast food, aliando praticidade a um preço acessível e um prato saudável e saboroso. A possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da Abrasel e da Prazeres da Mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos benefícios que os empresários deste segmento têm ao participar do O Quilo é Nosso. Os restaurantes irão oferecer aos clientes, durante o período do evento, promoções no aplicativo de fidelidade Sodexo Club, onde a cada cinco refeições consumidas, a sexta é gratuita.
Os vencedores, municipais, estaduais e nacional serão tema de reportagem na revista Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes e receberão placas de vencedor para serem instaladas em seus estabelecimentos, além de outros prêmios. Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes.
O concurso O Quilo é Nosso é realizado pela Abrasel em parceria com a Prazeres da Mesa e com patrocínio nacional da Rede e Sodexo.
Agenda Qual a Boa
O Quilo é Nosso
11 a 25 de setembro
200 restaurantes
16 estados
Mais informações em oquiloenosso.com