Com 20 votos, a advogada Maria Benigno foi a mais votada nessa terça-feira, 27, para compor a lista tríplice do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe de advogados, no biênio 2024-2026. A eleição foi realizada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam).
O pleito ocorre por conta do fim do biênio do juiz Pedro de Araújo Ribeiro. Com isso, o nome escolhido pelos desembargadores será o próximo membro substituto da Corte Eleitoral. Além de Benigno, receberam votos Fábio Nunes Bandeira de Melo (16 votos) e Adriana Mendonça (13).
Com quase 20 anos de experiência em Direito Eleitoral, Maria Benigno é reconhecida e respeitada por sua atuação na área, entre magistrados, advogados e sociedade civil. Entre as causas que a advogada representou, estão a de políticos como o governador Wilson Lima (União Brasil) e o senador Omar Aziz (PSD), nas últimas eleições.
A partir de agora, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar a lista e expedir ofício para enviar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que definir sobre o escolhido para o biênio.