Mais de 400 alunos de sete escolas da rede estadual de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (distante 115 quilômetros da capital) participaram, de uma visita à Fazenda Santa Rosa, localizada no Km 5, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), em uma iniciativa do projeto prioritário Fazenda Escola, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
O projeto, iniciado em 2022, tem como objetivo oportunizar aos alunos da rede estadual a vivência em atividades do setor primário no ambiente rural. As atividades do projeto estão acontecendo desde a última segunda-feira (25/11), e na quarta-feira (27/11) ocorreu o encontro entre os alunos das comunidades localizadas nos dois municípios.
Com visitas guiadas, os estudantes passam a conhecer de perto animais, plantações, sistemas de energia sustentável e biodigestão, além de compartilharem experiências com amigos e professores durante as aulas ao ar livre.
Veja também: Lideranças indígenas e ativistas debatem em Manaus futuro da Amazônia
A “Fazenda Escola” integra um dos 13 projetos prioritários do Programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021. O projeto segue sob responsabilidade da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) e do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação.
Esta semana, participaram da visita alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que acumularam ainda mais conhecimentos em Ciências, Biologia, Química, entre outras disciplinas. Para o coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru, professor Messias Furtado, o projeto não é atrativo apenas para os estudantes, mas para os professores também.
“O projeto é uma aula a céu aberto, e isso reflete muito o que a Secretaria de Educação tem pregado nas nossas escolas, que nós precisamos romper os muros das escolas, das salas de aula”, ressaltou o coordenador.
A Educação Ambiental foi o principal tema apresentado aos alunos, que, durante a visita aos animais, aprenderam sobre a importância de tratá-los com respeito e cuidado.
Para a aluna Maria Eduarda, 14, do 8º ano do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luís Régis da Silva, do município de Manacapuru, a visita representou o seu primeiro contato com o ambiente rural.
“Eu gostei também das abelhas, descobri que elas polinizam o ambiente e que algumas abelhas específicas não possuem ferrão, eu achava que todas as abelhas tinham ferrão e que sem o ferrão elas morreriam” disse aluna, que fez questão de compartilhar os novos aprendizados.
Contato com a natureza
Durante a visita, o aluno Andreson Dias, 14, da Escola Estadual (EE) José Mota, do município de Manacapuru, se encantou com as curiosidades compartilhadas sobre os peixes que vivem na fazenda.
“Aprendi que tem peixes que podem ser muito grandes e outros que podem ser muito pequenos, e gostei muito”, ressaltou o jovem afirmando gostar do ambiente rural e que se sentiu muito bem durante a visita.
Para a coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação de Novo Airão, professora Neliany Menezes, o projeto também oportuniza aos alunos pensarem em novas possibilidades para o futuro.
“Daqui eles vão decidir um futuro para eles, muitos estão se descobrindo nessa área”, afirmou a coordenadora.