Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Amazonas está entre os estados com o IPVA mais caro do Brasil
    Amazonas está entre os estados com o IPVA mais caro do Brasil
    Amazonas

    Amazonas está entre os estados com o IPVA mais caro do Brasil

    6 de maio de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Amazonas está entre os quatro estados brasileiros com as maiores alíquotas de IPVA sobre carros de passeio, segundo levantamento do ATUAL com base na legislação estadual. Atualmente, o estado cobra até 4% de imposto, mesma taxa aplicada em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Até 2022, a cobrança no Amazonas era de 2% para veículos de até mil cilindradas e de 3% para os demais. A partir de 2023, com uma nova lei estadual, a alíquota subiu para 2,5% e 3,5%, respectivamente, e em 2024 atingiu 3% para motores 1.0 e 4% para motores mais potentes.

    O aumento da alíquota, somado à alta nos preços dos veículos, impactou fortemente o bolso do contribuinte. Um exemplo é o HB20, motor 1.0, fabricado em 2020: avaliado em R\$ 52,5 mil em 2022, passou a custar R\$ 57,6 mil em 2023. O IPVA pago sobre esse modelo saltou de R\$ 1 mil em 2022 para R\$ 1,4 mil em 2023 e alcançou R\$ 1,6 mil em 2024, acompanhando a elevação das alíquotas e o valor de mercado do veículo.

    @kleiton.renzo

    A elevação do IPVA foi uma proposta do Governo do Amazonas, aprovada pela Assembleia Legislativa, com o argumento de recompor as perdas na arrecadação do ICMS, que havia sido reduzido nacionalmente para conter a inflação em bens essenciais. Inicialmente, o ICMS sobre gasolina e energia elétrica caiu de 25% para 18%, mas os deputados estaduais elevaram a taxa para 20%. O aumento do IPVA foi incluído nesse mesmo pacote de medidas fiscais.

    Mesmo com a compensação de R\$ 27 bilhões repassada pelo governo federal aos estados em 2023, o Amazonas manteve as alíquotas de IPVA elevadas. Além disso, criou um gatilho de correção anual para as taxas do Detran-AM, com reajuste de 5% este ano, baseado na inflação. Como resultado dessas ações, o estado alcançou arrecadações recordes, mais que dobrando a receita de IPVA em cinco anos: em 2024, o montante chegou a R\$ 981 milhões, 140% a mais que os R\$ 407 milhões arrecadados em 2020.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Nova medicina do cuidado ganha força no Amazonas

    Etapa Norte do Powerlifting reúne atletas amazonenses rumo ao Mundial

    Organizações sociais propõem plano para investimentos na Amazônia

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.