Na região Norte, estados como Amazonas e Rondônia, chegaram a registrar 15% de aumento médio no litro da gasolina comum. É o que indica levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Veloe. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo, veja aqui.
Leia mais: Gasolina comum em Manaus varia de R$ 6,27 a R$ 6,29 o litro
Um levantamento realizado pelo Procon-AM em postos de Manaus, detectou variações de 0,31% no preço da gasolina comum e 20,04% no do Diesel S10, reforçando a necessidade de ficar atento ao preço antes de abastecer.
Estudo Fipe Brasil
Segundo a Fipe, no restante do país, a gasolina comum ficou até 10% mais cara. O diesel registrou queda de 20% no semestre nas versões S-10 e comum, enquanto o GNV recuou 11,3% e o etanol hidratado, 0,3%.
Uma das explicações para isso é a valorização da cotação internacional do petróleo e do real, a alta se deve a vigência do novo modelo de cobrança do ICMS pelos estados –compensada com três reajustes de preços da Petrobras desde maio.
No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses até junho, todos os combustíveis apresentaram quedas significativas: diesel comum (-29,9%), diesel S-10 (-29,5%), gasolina comum, (-25,2%), gasolina aditivada (-24,4%), etanol hidratado (-22,8%) e GNV (-18,4%).
Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas
*Com informações da Folha de São Paulo


