Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»“Amigos da  Advocacia” confirmam inscrição para disputar vaga de desembargador no TJAM
    Amazonas

    “Amigos da  Advocacia” confirmam inscrição para disputar vaga de desembargador no TJAM

    19 de abril de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Com o apoio de advogados, amigos e familiares, o grupo “Amigos da Advocacia” constituído pelos advogados Jorge Pinho, Francisco Adonias, Paula Valério, Charles Garcia, Sílvio Costa e Carlos Alberto de Moraes Ramos se inscreveu oficialmente para disputar uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), pelo quinto constitucional reservado à advocacia, na manhã desta quinta-feira (19).

    Os seis candidatos e seus apoiadores se reuniram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) durante toda a manhã, propondo mudanças para facilitar a relação entre advogados e Tribunal de Justiça do Amazonas. Entre os apoiadores presentes, estava o advogado Jean Cleuter Mendonça, que disputou a presidência da OAB na última eleição, e disse que este pleito representa um momento especial “e de muita importância” para a advocacia. Jean Cleuter defende que esse grupo de candidatos está em sintonia com os anseios maiores da classe.

    @kleiton.renzo

    Também presente, o procurador do Estado aposentado, Oldeney Valente, que atualmente atua na iniciativa privada, avaliou como “muito importante” o processo eleitoral.

    Apesar de a eleição ser individual e existir apenas uma vaga para o cargo, os seis candidatos estão atuando em conjunto como uma frente propositiva, em que a semelhança de ideias é o fio que une especialistas de várias áreas do Direito, apontam os membros da coligação. O advogado Sílvio Costa resumiu a mobilização da categoria dos advogados destacando que essa eleição reforça a responsabilidade de todos os candidatos em colocar seu nome à disposição dos operadores de direito do Amazonas. “A campanha começa com força total”, animou-se Sílvio Costa falando pelos colegas Jorge Pinho, Francisco Adonias, Paula Valério, Charles Garcia e Carlos Alberto de Moraes Ramos.

    A eleição acontecerá no dia 26 de maio, quando todos os advogados do Estado, aptos a votar, escolherão seis nomes que serão enviados ao TJAM e analisados pelos desembargadores durante reunião plenária. Dois seis nomes, três serão escolhidos para serem enviados ao governo do Estado e quem dará a palavra final sobre o novo desembargador será o governador Amazonino Mendes.

    O quinto constitucional é um dispositivo previsto no artigo 94 Constituição Federal que prevê que um quinto das vagas de alguns tribunais brasileiros deve ser preenchido por advogados e membros do Ministério Público. Como na última eleição do quinto constitucional, em 2017, foi eleito um membro do Ministério Público, o então procurador Hamilton Saraiva dos Santos, neste ano a vaga é destinada à categoria dos advogados.

    Os candidatos têm longa carreira na advocacia, em várias especialidades tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. Sílvio Costa é procurador da Câmara Municipal de Manaus, já tendo atuado nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Francisco Adonias atua no Direito Civil e no Direito da Família; Paula Valério é especialista em Direito Público (Constitucional e Administrativo), tendo atuado diversas vezes no Direito Eleitoral; Jorge Pinho é procurador do Estado desde 1988 e também atua na advocacia particular;  Carlos Alberto Ramos é procurador do Estado (assumiu com apenas 21 anos) e professor de Direito Constitucional, Direito Financeiro e Direito Tributário na UFAM e no CIESA e também na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) e Charles Garcia é advogado especialista em Direito Tributário e Legislação de Impostos.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    PL de Roberto Cidade torna obrigatória notificação de acidentes domésticos com crianças no AM

    Missão Internacional: reitor da UEA participa de evento promovido pelo Conselho Britânico

    Na gestão Mário Abrahim, Educação em Itacoatiara recua e não cumpre meta do MEC em 2024

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.