Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Anamã: Juíz eleitoral ouve testemunhas no processo de cassação de Jéssica Conegundes
    Prefeito Câmara Anamã TCE/Justiça eleitoral
    Amazonas

    Anamã: Juíz eleitoral ouve testemunhas no processo de cassação de Jéssica Conegundes

    6 de setembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Justiça Eleitoral realizou a audiência de instrução para julgar a impugnação do registro de candidatura de Jessica Conegundes à Prefeitura de Anamã (a 162 quilômetros de Manaus), sob a acusação que a política estaria impedida de concorrer por manter um relacionamento amoroso de onze anos com o filho do atual prefeito, Chico do Belo, o que a tornaria inelegível. Foram ouvidas seis testemunhas, mas o processo ainda aguarda a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE), num prazo de cinco dias, para ser concluído.

    Jessica é alvo de um processo que pede o indeferimento da candidatura devido ao suposto grau de parentesco com o prefeito de Anamã, Chico do Belo. Por conviver e manter uma relação familiar com o filho do prefeito, Ruan Bastos, ela não poderia ser candidata a cargo eletivo no município, conforme previsto no art. 14, §7º da Constituição Federal (CF), que veda a perpetuação do poder no âmbito de um só grupo político e familiar.

    @kleiton.renzo

    Leia mais: Candidata diz que relacionamento de 11 anos com filho do prefeito de Anamã é apenas namoro

    A denúncia contra Conegundes foi feita à 6ª Zona Eleitoral de Anamã pela coligação “Juntos Por um Anamã Melhor”, da candidata a prefeita Kátia Dantas (MDB), que apresenta evidências concretas de que a Jessica é nora do atual prefeito de Anamã.

    A coligação Juntos por um Anamã Melhor tentou impugnar as testemunhas apresentadas por Jéssica, mas foram ouvidas em juízo: Valcimar da Silva Pinheiro, ouvido como informante, por possuir relação de parentesco com o Representante da Coligação Juntos por um Anamã Melhor;  Emano Pinheiro Flores e Sherlem Ladislau Mota.

    Por outro lado, a mesma coligação apresentou outras três testemunhas, que também prestaram depoimento ao juiz eleitoral: Manoel Lopes da Silva; Neide Santos da Silva; Alzemir Alves Nogueira. 

    Ao fim da audiência, o juiz Marco Aurelio Plazzi Palis, considerado legalista, deu por encerrada a fase de apresentação de provas. Agora, o Ministério Público Eleitoral terá um prazo comum de cinco dias para alegações finais, nos termos do Art. 6o da LC 64/90. Intimados em audiência as partes e a Representante Ministerial.

    Leia mais: Beto Ângelo não paga mais de R$ 1 milhão devidos à Câmara de Manacapuru e caso vai pra Justiça

    Caso

    Para garantir o registro de candidatura, Jessica aposta no mesmo argumento que garantiu a ela o registro de candidatura nas eleições de 2020. Para a Justiça Eleitoral, a candidata afirmou, novamente, que não tem nenhuma relação de convívio familiar e de união estável com o filho do prefeito de Anamã, Ruan Bastos. Mas, tão somente, um namoro.

    A defesa de Jessica Conegundes está sendo feita pelo escritório da advogada Maria Benigno, um dos escritórios eleitoralistas mais caros do Amazonas. No argumento utilizado pela defesa de Jéssica, a advogada Maria Benigno afirma que o relacionamento, de mais de 11 anos entre Jéssica e Ruan Bastos, configura somente um namoro sem intenção de constituir família.

     

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal no interior do Amazonas

    Residência em Cardiologia da UEA promove simpósio sobre emergências cardiovasculares

    Jovem morre atropelada após desviar de entulho deixado pela Prefeitura em Manaus

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.