A prefeita de Anamã, Kátia Dantas, está em Brasília participando da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reúne gestores públicos de todo o país com o objetivo de debater políticas públicas e reivindicar recursos para as administrações locais.
Acompanhada de vereadores do município, Kátia destacou, em publicação nas redes sociais, a importância da presença de Anamã na capital federal. “Estou na capital do Brasil, juntamente com os vereadores do nosso município, participando da Marcha a Brasília, um evento que reúne líderes políticos de todo o Brasil para discutir pautas importantes e buscar recursos. Ressaltamos a necessidade de investimentos para atender as demandas da população, enquanto os vereadores buscaram fortalecer parcerias e propor projetos que beneficiem a comunidade. A participação na marcha reafirma o compromisso da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida em Anamã”, afirmou a gestora.
Veja também: PF realiza buscas em Tefé para investigar uso irregular de recursos do Fundeb
Durante reunião no Ministério da Saúde, ao lado do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza, e de outros prefeitos e vereadores do estado, Kátia fez um apelo por mais atenção do Governo Federal à situação da saúde nos municípios do interior do Amazonas.
“Estamos aqui pedindo socorro e atenção, principalmente quando se trata de saúde. Pelo que eu sei e observo, no nosso município, a questão de saúde é muito afetada com relação à enchente e à seca. E falando em Mais Médicos, em UBS fluviais, essa pauta é muito importante e eu quero reforçar o pedido e o socorro”, declarou a prefeita.
Anamã é uma das cidades do Amazonas que enfrentam grandes desafios logísticos e estruturais, especialmente nos períodos de cheia e estiagem dos rios, o que impacta diretamente o acesso da população a serviços essenciais, como o atendimento médico. A prefeita reforçou que é fundamental a ampliação de programas como o Mais Médicos e a implantação de unidades de saúde fluviais, capazes de alcançar comunidades isoladas.
A Marcha a Brasília acontece até esta quinta-feira, 22, e deve reunir milhares de representantes municipais em busca de soluções concretas para os problemas enfrentados pelas cidades brasileiras.