O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), apareceu em vídeo nesta terça-feira (29) para destacar iniciativas ambientais da sua gestão, como o Plano Municipal de Arborização, que prevê o plantio de 15 mil mudas ainda este ano. Ele também citou outras medidas, como a despoluição de lagoas na capital, o desassoreamento de igarapés e os planos municipais de mudanças climáticas, drenagem e saneamento básico.
“Estamos construindo o Plano Municipal de Arborização. Nossa meta é plantarmos 15 mil árvores em Manaus ainda este ano”, disse. “Estamos, nesse momento, despoluindo uma lagoa na Compensa e vamos passar para as outras. Tudo isso para que a gente possa buscar a sustentabilidade com a preservação dos nossos mananciais e da nossa floresta”, acrescentou.
A fala do prefeito foi publicada no mesmo dia em que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou investigação para apurar supostas irregularidades na aprovação de um projeto de lei que autoriza a contratação de um empréstimo de R$ 2,5 bilhões.
A denúncia, feita pelo vereador Rodrigo Guedes, aponta falhas no processo legislativo e falta de transparência. A Prefeitura de Manaus tem cinco dias úteis para apresentar esclarecimentos ao órgão.
Fonte: O Poder