Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Após repercussão negativa, SES desmente 28 de Agosto sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas
    Secretaria de Saúde negou portaria do hospital que apontava aumento de casos de Covid-19 no Amazonas (Divulgação/SES-AM)
    Amazonas

    Após repercussão negativa, SES desmente 28 de Agosto sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

    20 de fevereiro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Bruno Pacheco – Da Redação Amazônia

    MANAUS – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) desmentiu nesta terça-feira, 20, uma portaria do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto que relatava um novo aumento no número de casos da Covid-19 e reservava leitos de UTI para pacientes infectados. Em nota ao Redação Amazônia, após a repercussão negativa, a pasta disse que o documento foi suspenso e editado pela direção da unidade sem o conhecimento da SES-AM.

    “A Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informa que a portaria foi suspensa e esclarece que a mesma foi editada pela direção da unidade sem o conhecimento gestão da secretaria. A SES reforça que desde 2021, a unidade conta com uma ala específica para o tratamento de pacientes com Covid-19 e que não há aumento no número de casos da doença no estado fora do esperado para o período Sazonal das Síndromes Respiratórias”, diz a nota, enviada com exclusividade ao RDA, após a reportagem solicitar informações sobre o documento.

    @kleiton.renzo

    A portaria nº 024/2024 – DGHPS28, com data de 2 de fevereiro de 2024, foi assinada pela diretora do 28 de Agosto, Ellen Priscilla Gadelha, e por médicos e enfermeiros da unidade hospitalar. De acordo com o documento, a direção do hospital determina que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do 5º andar fique reservada e destinada somente para pacientes que precisam de tratamento intensivo e diagnóstico de Covid-19.

    Ainda segundo a portaria, a distribuição de leitos deveria ficar da seguinte forma: 12 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 (03 enfermarias); e 06 leitos de retaguarda para pacientes clínicos com diagnóstico de Covid-19, reforçando que os leitos clínicos de Covid-19 serão prescritos e avaliados diretamente pelos médicos intensivistas. O 28 de Agosto também reforça o uso de EPI’s no manejo dos pacientes.

    Veja o documento:

    Portaria do hospital 28 de Agosto aponta aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

    TCE

    A portaria chegou ao conhecimento do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que chegou a emitir um alerta direcionado ao Governo do Amazonas, à Secretaria de Saúde (SES-AM), e aos prefeitos do interior e da capital amazonense sobre as ações preventivas em relação ao aumento ‘exponencial’ de casos de Covid-19.

    No alerta nº 01/2024-DEAS/SECEX/GP, publicado em 19 de fevereiro no Diário Eletrônico do TCE-AM, a Corte de Contas lembra o quadro crítico vivenciado na pandemia de Covid-19, cujo ápice foi o colapso do sistema de saúde do Amazonas em janeiro de 2021, ocasionado pela superlotação de leitos e pelo desabastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares.

    “O histórico recente e o atual contexto da saúde pública do Estado do Amazonas demonstram a imperatividade do emprego de ações coordenadas, ágeis e consistentes para conter possíveis aumentos da disseminação do vírus e mitigar os impactos socioeconômicos decorrentes”, diz trecho do alerta.

    Alerta do TCE sobre medidas preventivas para Covid-19 (Reprodução)

    Na publicação, o TCE-AM alerta para que sejam observadas medidas preventivas e reforço de programas de tratamento de síndrome respiratória na área da saúde, como a realização de campanhas de conscientização; testagem e rastreamento de Covid-19; promoção da continuidade da vacina contra a doença; manutenção do sistema de monitoramento epidemiológico; entre outras ações.

    “Essas recomendações são essenciais para fortalecer, preventivamente, a capacidade de resposta do Sistema de Saúde às demandas emergentes, possibilitando uma atuação eficiente, eficaz e efetiva”, diz alerta, assinado pela conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.

    Veja, na íntegra, o alerta do TCE-AM:

    Alerta n. 01.2024 – DES_SECEX_GP_Aumento Exponencial COVID-19

    Covid-19

    De acordo com o último boletim epidemiológico de Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da SES-AM, divulgado nessa segunda-feira (19/02), o Estado registrou 2.751 casos e 142 hospitalizações pela doença no período de 10 de dezembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024. O documento está disponível em: abre.ai/iXdP.

    Segundo o boletim, nesses dois meses, as hospitalizações, ou seja, casos graves da doença, representam 5,1% do total de casos confirmados para o período. Ainda dos 142 hospitalizados, 100 (70%) apresentaram, pelo menos, um fator de risco, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas e imunodepressão. No período analisado, foram registrados quatro óbitos por Covid-19 no Amazonas.

    A partir do cenário, a FVS-RCP destaca a importância da adesão da população à vacinação com a atualização do esquema vacinal.

    “Para pessoas com comorbidades, a vacinação contra Covid-19 assume uma importância ainda mais destacável, já que esse grupo é mais suscetível a desenvolver formas graves da doença. Ao priorizar a vacinação, a estratégia de saúde protege os mais vulneráveis, visando salvaguardar a saúde e a vida dessa parcela da população. Por isso, é tão importante manter o esquema vacinal atualizado”, destaca a diretora-presidente da instituição, Tatyana Amorim.

    A cobertura vacinal do esquema primário (com aplicação de 2 doses) é de 73,3%, na população de 6 meses ou mais. A FVS-RCP enfatiza a importância da ampliação da cobertura vacinal e emitiu Alerta Epidemiológico Nº 02/2024 e as Notas Técnicas Nº 002/2024 e Nº 003/2024, desde janeiro deste ano, recomendando a atualização do esquema vacinal para Covid-19 e das medidas de prevenção e controle referente à circulação viral do SARS-CoV-2, vírus da Covid-19.

    Manaus

    A reportagem da RDA também procurou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Manaus e solicitou informações sobre a Covid-19 na capital. Em nota, a pasta esclareceu que o cenário epidemiológico da doença na capital em 2024 se mantém em níveis similares em comparação ao ano de 2023.

    “É importante ressaltar que estamos no período sazonal para as doenças de veiculação respiratória, o que favorece a notificação para as Síndromes Gripais e Síndromes Respiratórias Agudas Graves, no entanto, o cenário epidemiológico da Covid-19 em Manaus em comparação ao ano de 2023 com o de 2024 se mantém com níveis similares”, disse a pasta

    A Semsa declarou ainda, em nota, que coordena as ações da Atenção Básica em Manaus, possuindo em sua rede, Unidades de Saúde que realizam ações voltadas para promoção e prevenção da Saúde com foco específico na Atenção Primária, em conformidade com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, estabelecendo diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    “Ante ao exposto, esta Secretaria não dispõe de leitos de UTI, pois a gerência destas unidades é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES/AM), que coordena as Unidades Hospitalares e Serviços de Urgência e Emergência”, esclareceu.

     A Semsa pontuou também que continua orientando a população a manter as medidas já incorporadas em sua rotina como o uso de máscaras quando identificados sintomas gripais, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel e na medida do possível evitar aglomerações.
    “E em casos de sinais gripais buscarem uma Unidade de Saúde para ser avaliado e acompanhado e, orientações quanto aos sinais de alerta e necessidade de encaminhamento a outros serviços de maior complexidade.
    Ressaltamos a incorporação da  vacinação contra a Covid-19 na rotina das ações de saúde,  nos seguintes locais conforme link:  https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de–vacinacao-covid-19/“, concluiu a Semsa, em nota.
    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Gestão Roberto Cidade amplia políticas sociais e deixa legado na Assembleia Legislativa

    Investigação da PF associa trio preso com R$ 1,2 milhão a deputado Adail Filho e prefeito de Coari

    Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.