Os materiais arqueológicos encontrados durante as obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro e na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus, serão temas das palestras ministradas pelas arqueólogas Vanessa Benedito e Margaret Cerqueira, durante a programação da 15ª Semana dos Museus, no Les Artistes Café Teatro, no Centro.
As palestras “Quando os Artefatos Falam: A cultura material do Centro Histórico de Manaus”, ministrada por Vanessa Benedito, e “O Dizível e o Indizível na Praça Dom Pedro II: Uma Abordagem a Partir da Arqueologia Histórica e Pré-Colonial”, apresentada por Margaret Cerqueira, ocorrerão, respectivamente, nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, às 15h, com entrada gratuita.
Segundo Vanessa “Quando os Artefatos Falam: A Cultura Material do Centro Histórico de Manaus” trata da cultura material identificada durante o monitoramento arqueológico nas obras da Avenida Eduardo Ribeiro. “Vamos trazer curiosidades e o relato do trabalho sobre o material arqueológico coletado durante o monitoramento arqueológico que aconteceu durante as obras da Avenida Eduardo Ribeiro, entre os meses de novembro de 2015 e dezembro de 2016, com base em alguns levantamentos bibliográficos”, comentou, lembrando e citando os materiais encontrados. “Fragmentos de louça, vidro, parafusos do antigo trilho do bonde, manilhas de cerâmica, por exemplo. Fizemos um levantamento para tentarmos descobrir de onde vieram essas peças, quando, se foram produzidas aqui, todas essas questões”, destacou.
Já na sexta-feira, a programação continua com a palestra “O Dizível e o Indizível na Praça Dom Pedro II: Uma Abordagem a Partir da Arqueologia Histórica e Pré-Colonial”.
“Irei tratar de duas categorias existentes na Praça Dom Pedro II: o dizível, a partir da perspectiva da arqueologia histórica (o material histórico que diz um pouco da história do centro antigo da cidade de Manaus); e o indizível, a partir da perspectiva da arqueologia pré-colonial (o indizível é que se encontra no subsolo da Praça, é o contexto arqueológico da antiga ocupação indígena)”, comentou.
A Semana dos Museus é o período em que museus e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, promovem atividades especiais. Este ano, o tema escolhido foi: “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
Em sua 15ª edição mais de mil instituições culturais, em todo o país, realizarão aproximadamente três mil atividades, como exposições, oficinas, palestras entre outras.
A Semana de Museus é uma temporada cultural que acontece, anualmente, em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio, sendo a época em que os museus recebem o maior número de visitantes.
Este ano a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participa da semana com a programação no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, 377, Centro.
Agenda Qual a Boa
O que: Programação 15ª Semana de Museus no Café Teatro
Quando: 18 e 19 de maio (quinta-feira)
Horário: das 15h às 17h
Onde: Les Artistes Café Teatro, na Avenida 7 de Setembro, 377, Centro
Quanto: Entrada gratuita
Contato para entrevista: Vanessa Benedito (995060-0745) E Margaret Cerqueira (99188-8237)