| Kleiton Renzo – Portal AM1
O impacto da pandemia de Covid-19 na arrecadação do estado foi entre 23% e 25%. A afirmação é do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), na manhã desta segunda-feira, 25, no programa Manhã de Notícias, do jornalista Ronaldo Tiradentes, um dia depois de informar que pretende abrir o comércio não essencial a partir do dia 1º de junho.
“O nosso maior impacto estamos sentindo nesse mês de maio. Precisamos chegar ao final do mês para fechar essa conta. Mas tivemos um impacto entre 23% e 25% na perda de arrecadação do ICMS e isso faz com que tenhamos que fazer reajustes nos gastos, sobretudo, no custeio da máquina. Esse cenário deve permanecer nos próximos meses de junho e julho”, afirma Wilson Lima.
Sem a pandemia de Covid-19 o Amazonas estimava uma receita bruta de R$ 18,7 bilhões para este ano.
Leia mais: Wilson Lima quer abrir comércio não essencial no Amazonas em junho
Wilson Lima afirma, ainda, que a estabilidade econômica do Amazonas pós-pandemia só deverá acontecer daqui a três ou quatro anos.
“Veremos alguma recuperação gradual nos meses de agosto, setembro e outubro, mesmo assim, com dificuldades para chegar ao final. Ainda teremos que fazer esforços para em três ou quatro anos recolocar o estado na mesma condição econômica de antes da pandemia”, disse o governador.


