A menos de dois meses do fim do mandato, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), aumenta em mais 2 milhões a dívida que novo prefeito herdará. A administração Arthur Neto contratou por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a empresa Hycon Construções LTDA -ME para revitalizar e construir streetparks em três partes da cidade por R$ 2,2 milhões.
O extrato do serviço foi publicado na edição desta segunda-feira (19) do Diário Oficial do Município (DOM). Conforme a publicação, a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), o município vai revitalizar e construir streetparks, parcão, skatepowl na Ponta Negra, Cidade Nova e no Parque dos Bilhares.
O extrato prevê que o prazo máximo para completa execução das obras e serviços contratados “depende de cada obra”. No caso da revitalização e construção de streetpark na praça de alimentação da cidade nova, o prazo é de 90 dias.
A revitalização do streetpark na Ponta Negra, além de construção de streetparks e parcão é de 180 dias. O mesmo prazo para a construção de streetpark, skatepowl e parcão no Parque dos Bilhares.
O despacho que contém o extrato com a formalização da empresa e do objeto do serviço, esclarece que a contagem para a entrega das obras começa a valer com o “recebimento pela contratada da Ordem de Serviço”.
Pacote de obras
As obras de construção e revitalização de skateparks fazem parte do pacote de obras da PMM que prevê a construção do Terminal 6, na Avenida das Torres, e a demolição e construção do novo Terminal 1, na Avenida Constantino Nery. Anunciado em junho por Neto, o pacote de obras vai ser bancado com um empréstimo de R$ 300 milhões do Banco do Brasil.
No caso dos skateparks, Arthur quer concluir as obras até dezembro, quando encerra o mandato.
A Prefeitura de Manaus informou por meio de nota que trabalha na construção de um skatepark no Parque Municipal Ponte do Bilhares, zona Centro-Sul, “o que representará um marco para a comunidade skate do Amazonas”.
Conforme a nota enviada à reportagem, o projeto da pista contempla as duas categorias de skate mais praticadas no mundo: a street (skate de rua) e a park (pista banks em forma de concha), esta última desenvolvida pela Rio Ramp Design, empresa número um na projeção de espaços para skate e que será a primeira da categoria em toda a região Norte do país.
A PMM reiterou que a previsão de conclusão é para dezembro deste ano.
No entanto, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) não explicou o motivo do prefeito ter iniciado a construção e revitalização de skateparks faltando apenas dois meses para o fim do mandato dele. A Semcom também deixou de informar sobre um cronograma específico para entrega dos serviços empenhados.
A nota não respondeu quais empresas disputaram a licitação e o valor empenhado nos serviços.
Jeferson Ramos – Especial para o Achei Manaus