Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Manaus»Associados à estética, aparelhos alinham dentes e previnem problemas na articulação que causam dores crônicas
    Manaus

    Associados à estética, aparelhos alinham dentes e previnem problemas na articulação que causam dores crônicas

    26 de setembro de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A busca pelo sorriso perfeito levou a um boom no uso de aparelhos ortodônticos entre os brasileiros nas últimas décadas. Antes comum apenas entre crianças e adolescentes, o tratamento ganhou adeptos em todas as faixas etárias, inclusive entre idosos. Mas o principal benefício do sorriso alinhado é mesmo a saúde bucal, afirma a ortodontista Iara Ribeiro. Os aparelhos previnem e tratam doenças que podem prejudicar a alimentação e até causar dores crônicas.

    Quem não vai regularmente ao dentista deve encarar com preocupação os dentes tortos. Problemas como apinhamento, diastemas e má oclusão, se não tratados, podem evoluir e levar a dores nas articulações do rosto, problemas como cárie, gengivite e tártaro, problemas na fala e até distúrbios do sono e na mastigação.

    @kleiton.renzo

    “A má oclusão, por exemplo, pode gerar dores na mandíbula, dores de cabeça, dores na face e outros distúrbios que dificultam a alimentação e a higienização. O aparelho ortodôntico tem a finalidade de melhorar a saúde bucal, devolvendo melhor oclusão ao paciente e, de quebra, oferecendo ganhos estéticos”, ressalta a ortodontista da Clínica Odontologia Moderna, localizada no bairro Vieiralves, zona centro-sul de Manaus.

    Segundo Iara Ribeiro, os problemas na dentição surgem durante a formação da arcada dentária, quando ainda estão nascendo os dentes de leite. Esta fase é importante para que, no futuro, não seja necessário usar aparelhos corretivos. “Quando a criança apresenta problemas ortopédicos, por exemplo, apresenta ainda na fase de dente de leite. O importante é manter as consultas ao dentista em dias”, disse.

    O desalinhamento dos dentes pode ser resultado de um problema ortopédico (deficiência óssea), ortodôntico (relacionados à simetria e falta de espaço) ou ainda de maus hábitos, como chupar dedo e usar chupeta. Em todas as situações, o tratamento é feito com o uso de aparelhos. A variedade é grande: de porcelana, safira, placas de acetato – os chamados invisíveis. Ao longo da última década, as inovações na área tornaram o uso dos aparelhos menos doloroso e mais discreto, ajudando na popularização.

    “A dica preciosa é ir ao dentista de seis em seis meses para cuidar da saúde dos dentes, fazer a prevenção. Quanto mais precoce o tratamento, melhor para evitar dores de cabeça no futuro”, orienta a dentista.

    Quando o tratamento começa ainda na infância, a resolutividade costuma ser mais rápida uma vez que os dentes estão em formação e respondem mais facilmente conforme a pressão exercida pelos aparelhos. Contudo, não há um tempo padrão para conclusão, seja em que idade ele ocorra. De acordo com a ortodontista, a evolução depende do tipo de técnica e aparelho empregado, dos cuidados de cada paciente e, também, do organismo de cada pessoa.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Deputada Erika Hilton aciona Governo Lula após morte de jovem por homofobia em Manaus

    Irmã do prefeito de Manaus é investigada por suposto uso indevido de verba do Fundeb

    Manaus deve entrar em greve geral dos rodoviários a partir de sexta-feira (4)

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.