Excluindo totalmente a figura do “atravessador”, a parceria entre produtores rurais e o Governo do Estado, por meio do Balcão de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), vem apresentando resultados positivos, garantido venda certa da produção para estabelecimentos comerciais do Estado e alavancando a economia da agricultura do Amazonas.
Nesta quarta-feira (9), um total de sete toneladas de alimentos, entre jerimum e macaxeira, produzidos em comunidades rurais de Careiro da Várzea (distante 23 quilômetros de Manaus) foi entregue a rede de supermercados Nova Era, um dos maiores na capital do Amazonas.
Proprietário de um sítio na comunidade Curuçá no Careiro da Várzea e cadastrado no Balcão de Agronegócio há dois anos, o agricultor Átila Nascimento conseguiu vender toda sua produção de jerimum. Ele cultiva desde os 12 anos e vê no programa, a garantia de venda e lucro certo. “Antes eu vendia para o atravessador era muito ruim, pois não tinha lucro, mas agora depois do programa, tudo melhorou. O lucro é maior e as vendas são certas”, declarou muito contente o produtor.
Preço bom e qualidade de excelência
Antes de oficializar a entrega aos grandes supermercados, os alimentos passam por uma inspeção minuciosa de funcionários da gerência de Regularização de Produtos da ADS, órgão vinculado ao Sistema Sepror (Adaf, Idam, ADS, Sepa e Seapaf). “O objetivo é confirmar que os todos os produtos estão aptos para serem consumidos e que estão dentro do padrão exigido pelo estabelecimento comercial. A gente faz uma checagem geral e somente depois é que descarrega os produtos”, explica o gerente da ADS, Mário Moura.
Para o gerente de compras do supermercado Nova Era, Itaúna Carvalho, a parceria é muito importante e ajuda ambas as partes. “Estou satisfeito com a parceria”, declarou.
O que é o Balcão?
O Balcão de Agronegócio, programa criado em agosto de 2016 pela ADS tem como objetivo encurtar a negociação entre o produtor rural/extrativista (produtores, individuais, famílias, associações e cooperativas) e os consumidores, sejam eles públicos ou privados, facilitando a venda do produto, para o agricultor rural.
Estabelecimentos parceiros
O programa Balcão de Agronegócio tem em sua carta de clientes/parceiros os supermercados: Hiper DB, Carrefour, Baratão da Carne, Nova Era Atacado, Supermercado Vitória, Assaí Supermercados, Atacadão, Big Amigão, Cachaçaria do Dedé, Makro, Oasis agua de cocô, Qualipopas e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Este ano, conta ainda com 16 fornecedores cadastrados e mais de 13 municípios participantes do programa.
Dos produtos vendidos estão: abacaxi, abóbora, abobrinha, açaí, banana variedades, cará, carne bovina, cebolinha, cheiro verde, coco, couve, jerimum, laranja, limão, maracujá, melancia, pescado, polpas e tangerina.
Apenas nos primeiros quatro meses deste ano (janeiro, fevereiro, março e abril), foram comercializados mais de 845 mil quilos de produtos, gerando um valor total arrecadado de R$ 1.138.807,08 (milhão) em produtos vendidos.
Sem contato com dinheiro
O gerente do Balcão de Agronegócio da ADS, Francisco Newton, afirma que o Programa não possui contato com o dinheiro, apenas fazem a negociação, ‘’ Nos fazemos a negociação do produto, damos a conta bancária para o comprador depositar o dinheiro para o produtor rural’’.
A meta é alavancar o setor primário do Estado, e para isso os investimentos foram ampliados.