Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Biografia da dama do teatro amazonense será lançada em 05 de julho
    Escrita por Adailson Veiga, livro retrata trajetória da atriz da infância aos palcos
    Amazonas

    Biografia da dama do teatro amazonense será lançada em 05 de julho

    3 de julho de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O próximo dia 05 de julho será marcado pelo lançamento da biografia em homenagem à atriz Ednelza Sahdo, a dama do teatro amazonense. De autoria do artista Adailson Veiga, a obra retrata desde a infância da atriz à sua relação com o carnaval e os palcos. A cerimônia acontecerá no Teatro da Instalação, Centro, às 19h.

    Em quase 200 páginas, a biografia reúne relatos dos filhos de Ednelza, além de depoimentos de amigos, artistas, autoridades, admiradores e fãs. O prefácio é assinado pelo professor e historiador Robério Braga que, em suas primeiras linhas, afirma se tratar da vida e da obra artística de uma das “mais importantes personalidades amazonenses dos últimos anos”.

    @kleiton.renzo

    “Pela sua história e grandes relações profissionais e de amizade e pelo seu espírito alegre e divertido, que era muito bem conhecido, quando o livro vier a público não há de surpreender os leitores quando lerem os depoimentos que a ornam de glórias e homenagens, mas que há de fazer justiça à sua vida e dedicação”, destaca Robério no livro.

    Enredo

    Na biografia “Ednelza Sahdo – A dama do teatro, do carnaval e da cultura amazonense”, Adailson relata a chegada da família Isaac Sahdo ao Amazonas, o nascimento de Ednelza, sua infância, sua paixão pela dublagem até chegar aos palcos do teatro. O “Teatro Ednelzano” ganha um capítulo à parte na história.

    Outro destaque da biografia, que chegou a ser acompanhada pessoalmente pela artista, que faleceu em 2022, é sua paixão pelo Carnaval de Manaus, em especial pela Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRES) Mocidade Independente de Aparecida, em meados dos anos 80.

    “Essa é uma realização de um sonho pessoal, mas também da Ednelza, pois ela chegou a ler o livro. Isso me deixa muito tranquilo em relação às histórias porque ela foi aprovando os módulos”, afirmou Adailson Veiga.

    A obra inédita foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do Edital de Chamamento Público nº 005/2023 – Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural Demais Linguagens, gerido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

    Lançamento

    A programação para a noite de lançamento, no dia 5 de julho, reunirá amigos, familiares e artistas do teatro. Além disso, contará com a apresentação das GRES A Grande Família e Aparecida, além de uma encenação do grupo de teatro Simetria.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Às vésperas da Black Friday, Roberto Cidade alerta para preços enganosos e propõe nova lei sobre combustíveis

    Sob gestão de Wilson Lima, Amazonas leva à COP30 modelo de transição energética baseado no uso do gás natural

    Presidente e corregedor do TCE-AM participam da posse do novo conselheiro do TCE de São Paulo

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.