O Boi-bumbá Caprichoso se tornou bicampeão no 53º Festival Folclórico de Parintins. A apuração das notas dos jurados foi realizada na tarde desta segunda-feira (2), na ilha localizada a 369 km de Manaus. Com dança, músicas e alegorias, a agremiação desenvolveu o tema “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral” durante as três noites de apresentação na arena conhecida como Bumbódromo.
Na primeira noite de espetáculo, o Caprichoso desenvolveu o subtema “Ancestralidade: o ethos do saber popular”. Ao final da apresentação, o pajé sobrevoou a arena em cima de um hoverboard, para surpresa da torcida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/g/J/mlJUl3QKKBHsB2Q5syFA/caprichoso.jpg)
Caprichoso encerrou as apresentações da segunda noite com o “Ritual de Transcendência Yanomani”. A alegoria usada na encenação tinha sido destruída em um incêndio ocorrido na última quinta-feira (28). Os artistas precisaram intensificar os trabalhos e reconstruir a obra em poucos dias.
Na última noite do Festival de Parintins 2018, o bumbá azul e branco apresentou a temática “Revolução Pelo Saber Popular”. O apresentador do boi, Edmundo Oran, surgiu do meio da torcida. Um dos destaques da noite foi a rainha do folclore, Brenna Dianá, que se despede do item neste ano.
Garantido
O bumbá Garantido desenvolveu o tema “Auto da Resistência Cultural”. Na noite de abertura, a união de negros e índios foi uma das marcas do evento. A encenação contou com a presença de bailarinos da escola de samba carioca Paraíso de Tuiuti, que dançou ao som da voz da cantora amazonense Márcia Siqueira, ao lado de tribos indígenas de Parintins.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/a/O/RgivZKQsq275NS8UuOkg/garantido1.jpg)
Na segunda noite, houve a exaltação da tolerância religiosa. Um dos destaques foi a sinhazinha da fazenda, Djidja Cardoso, que surgiu em uma alegoria representando a orixá Iansã.
A última noite de apresentações contou com a empolgação da torcida e a união da dança de tribos coreografadas, pajé e cunhã-poranga.
Itens
Os itens julgados durante as apresentações são:
- Apresentador
- Levantador de toadas
- Batucada ou marujada
- Ritual indígena
- Porta-estandarte
- Amo do boi
- Sinhazinha da fazenda
- Rainha do folclore
- Cunhã-poranga
- Boi-bumbá evolução
- Toada letra e música
- Pajé
- Tribos indígenas
- Tuxaua
- Figura típica regional
- Alegorias
- Lenda amazônica
- Vaqueirada
- Galera
- Coreografia
- Organização do Conjunto Folclórico
VIA G1