Por Chris Reis
PARINTINS (AM) –
A diretoria e a comissão de artes do boi-bumbá Garantido apresentaram, nesta quarta-feira (26/6), na Vila Bulcão, o projeto “Segredos do coração”, que foi concebido à arena, e deve celebrar a resistência e a defesa da cultura popular, com ênfase no fazer humano na Amazônia.
“Se quer ser universal fale sobre sua aldeia. Então, vamos trazer a negritude da Amazônia. Revelaremos a africanidade muito forte, que existe aqui. Mostraremos a diversidade. Lindolfo trouxe a resistência (na arte), à qualquer supremacia. A maior supremacia é a humana”, destacou o presidente Fred Góes ao explanar sobre o que o Bumbá mostrará nos dias 28, 29 e 30, no bumbódromo.
Fred também deu o recado sobre o projeto de arena e alfinetou o rival.
“O contrário nos subestimou. O Garantido veio para competir e ser campeão”, garantiu.
Já o vice-presidente Marialvo Brandão enfatizou a reconstrução artística e estrutural do “Boi do Povão”.
“Fizemos um trabalho coletivo. Nossa pauta principal era reconstruir o Boi e hoje, o Garantido está pronto para ir à arena. É um projeto pensado e repensado para comemorarmos o título na Baixa do São José”, afirmou.
Três noites
A doutora em Comunicação, Hellen Picanço, membro da Comissão de Artes, explicou como será a divisão das três noites.
Segundo ela,é um projeto pensado para rever a origem do Garantido.
A primeira noite terá como tema “Menina dos olhos do mundo”, como a Amazônia é chamada por Thiago de Melo.
“A ideia é conhecer como a Amazônia se origina trabalhando a figura da mulher. Mostrando a origem com Dona Xanda, por exemplo”, explicou.

A segunda noite “Cidade de Lindolfo” mostrará a ancestralidade, mas especificamente o brincar de boi.
“Mostraremos a ancestralidade afro indígena. Mostraremos a fonte da relação entre a natureza e ancestralidade”, explicou.
“O futuro é ancestral” é o tema da terceira noite, inspirada na frase do escritor indígena Ailton Krenac.
“Nesta última noite, o Garantido aponta para o futuro e exige respeito e reconhecimento aos saberes dos povos ancestrais”, enfatizou completando que este é o segredo da esperança.
“Temos e queremos que ela (a esperança) viva e permaneça”, concluiu.
Patrocínio
O CEO da Maná Produções e Eventos, André Guimarães, empresa que capta patrocínios para o Festival Folclórico de Parintins, destacou que em 2024 são 16 empresas patrocinando o evento.
“O ganho é para os bois, mas acima de tudo para a cidade de Parintins que ganha com empresas que apostam no evento. Faz toda diferença na economia da cidade”, celebrou.
O Festival Folclórico de Parintins teve esse ano, a arrecadação total de R$ 32.968.000, com os patrocinadores privados, alem do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet e o Governo do Amazonas.
Para a concepção, desenvolvimento e execução do projeto de arena 2024, o Boi-Bumbá Garantido recebeu patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Coca-Cola Brasil, Ambev – Brahma, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Petrobras, Tectoy, Eneva, Pixbet, O Boticário, Samel Planos de Saúde, Assaí Atacadista, Vivo, Bemol Lojas, Correios, Sherwin-Williams, InfoStore, Agência oficial: Maná Produções, Emissora Oficial: TV A Crítica e Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Parintins.


